LusoJornal / António Borga

20 anos de Fátima Lopes em Paris

« Toda a gente dizia que era impossível, mas decidi vir para cá e comecei esta aventura em 1999. Faço 20 anos em Paris com 41 desfiles consecutivos », afirmou orgulhosamente Fátima Lopes no fim do desfile, do seu 41° desfile na Semana da Moda em Paris.

Tudo estava a postos para este desfile ser único. Primeiro o lugar, a Embaixada de Portugal em Paris, depois a escolha musical que era uma mistura de música eletrónica e de música tradicional portuguesa com Dulce Pontes e por fim o tema do desfile « Portugal ».

Uma coleção outono/inverno composta por 41 combinados, apenas 39 desfilaram, que representam os seus 41 desfiles na capital francesa.

As peças desta coleção tinham inspirações em diversos aspetos da cultura portuguesa como a calçada portuguesa com o preto, branco e cinza, o mar com tons de azul e efeitos de volumes, ou ainda tons terra com o verde, o castanho e o vermelho.

« Para mim, é a minha melhor coleção, a melhor coleção de sempre », afirmou Fátima Lopes em declarações aos jornalistas.

Desfile na embaixada e com parceiro histórico

Miguel Frasquilho, presidente da TAP – um dos parceiros de Fátima Lopes – também esteve presente no evento e afirmou que este desfile foi fantástico: « Foi um gosto enorme estar associado a este momento tão importante na carreira da Fátima Lopes. Ela celebra 20 anos da sua presença em França e a TAP é parceira do evento, então para mim foi um gosto enorme estar aqui a representar a TAP. Este momento é especial para a Fátima Lopes mas também para a moda portuguesa e para a projeção de Portugal enquanto referência da moda no mundo », assegurou Miguel Frasquilho.

O embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, também estava encantado com o desfile, admitindo que a embaixada tem este papel de apoio aos portugueses. « Correu muito bem. Estou satisfeito porque este evento deu uma lufada de ar mais contemporâneo. A musica que acompanhou o desfile não é exatamente o tipo de musica que se ouve normalmente nestes salões e desde que esta casa existe, em 1908. Demos o sinal do carinho e do apoio a uma pessoa que conseguiu durante 20 anos marcar posição e plantar a sua bandeira como portuguesa em Paris. As embaixadas portuguesas existem também para promover os interesses portugueses incluindo empresas portuguesas, ou ainda associações portuguesas. É para isso que as embaixadas existem », concluiu o embaixador de Portugal.

Fátima Lopes apresentou o seu 41° desfile na Semana da Moda em Paris, o próximo já será o 42°.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]