8º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro hoje em Lisboa sobre “Digitalização”

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

Está a decorrer desde esta manhã, no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, o 8º Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), este ano dedicado ao tema “Digitalização EPE”. O encontro realiza-se presencialmente sendo igualmente transmitido online, através do Youtube do Instituto Camões.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, fez a intervenção de abertura, onde também participarou o Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins. Já o encerramento está a cargo do Secretário de Estado da Educação, António de Oliveira Leite, e da nova Presidente do Instituto Camões, Ana Fernandes.

Durante o dia estão previstas intervenções de Detmar Meurers, professor na Universidade de Tübingen, Alemanha, sobre o tema “Em que contextos as ferramentas digitais e os métodos de Inteligência Artificial oferecem verdadeiro valor adicional para o ensino das línguas?”; de Patrick Rebuschat e da sua equipa de trabalho relativamente ao “Projeto de implementação de inteligência artificial na plataforma “Ler em Rede”; e de Rui Grilo, Diretor do Setor de Educação da Microsoft para a Europa Ocidental com o tópico “Reimaginar a Educação: tendências de mudança”.
.

Detmar Meurers é Professor Catedrático em Linguística Computacional na Universidade de Tübingen, Alemanha. Na qualidade de coordenador do prestigiado grupo ICALL-Research.com, centra o seu trabalho pioneiro em sistemas inteligentes de aprendizagem de língua assistida por computador e na utilização de métodos de linguística computacional para apoiar a educação e o ensino. Tem um vasto leque de publicações sobre sistemas de tutoria inteligentes para o ensino de línguas, avaliação automática de respostas rápidas, análise automática de corpora de aprendentes, aplicações de enriquecimento e desenvolvimento de input para aprendentes e avaliação empírica de ferramentas de ICALL (intelligent computer-assisted language learning) em contextos escolares autênticos.

Patrick Rebuschat é professor de Linguística e Ciência Cognitiva na Universidade de Lancaster e Distinguished International Professor na LEAD Graduate School, Universidade de Tübingen. Dirige a Cátedra Camões em Multilinguismo e Diversidade na Universidade de Lancaster e o Heritage Language 2 Consortium (HL2C), uma parceria estratégica que promove o estudo do português em contextos multilingues. É um especialista em bilinguismo e aquisição de língua segunda, com um extenso histórico de publicações em jornais de referência internacionais.

Rui Grilo ingressou na Microsoft no final de 2009 para dirigir o negócio de educação na subsidiária portuguesa. Em 2013 transitou para a estrutura europeia da empresa, como Education Solutions Specialist, onde assumiu este ano a direção do setor da educação. Doutorado em mudança organizacional em 2005 pela Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, a sua carreira profissional tem-se desenvolvido em empresas de relevo nos setores das telecomunicações e tecnologias da informação. Rui Grilo licenciou-se em gestão de empresas na Universidade de Évora em 1997.

.

Seguindo a metodologia dos encontros anteriores, o Instituto Camões propõe-se fazer um balanço da implementação do projeto de Digitalização EPE, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência, bem como partilhar projetos e reflexões neste domínio desenvolvidos por docentes da rede, que constituem propostas de boas práticas. Serão ainda alvo de análise os desafios da digitalização para o mercado editorial.

“O projeto ‘Digitalização EPE’ representa uma forte aposta na transição digital do Ensino Português no Estrangeiro, promovendo o desenvolvimento de um ecossistema educativo digital de conteúdos, ferramentas, serviços, plataformas digitais e equipamentos, que permitirá acelerar os processos pedagógicos, didáticos, capacitando docentes e discentes para novas formas de ensino colaborativo e digital, quer em modelos presenciais, online ou híbridos. Como operacionalizar nos programas EPE estas competências, de modo progressivo, é uma reflexão para que este Encontro pretende contribuir, partindo da problematização para um exercício reflexivo partilhado com os docentes, enquadrado por boas práticas” diz uma nota de imprensa do Instituto Camões enviada ao LusoJornal.

Segundo a mesma nota, a rede EPE integra 324 docentes que apoiam o ensino e a aprendizagem da língua e da cultura portuguesas a jovens que frequentam o ensino básico e secundário, bem como 53 leitores que exercem funções em universidades no estrangeiro.

“Em termos globais, a intervenção do Camões, I.P. estende-se a 76 países através desta sua rede direta de docência, a que acrescem mais de 346 protocolos assinados com associações e instituições de ensino básico, secundário e superior estrangeiras, pelos quais se concretiza o apoio à criação de escolas associadas do Camões, I.P., à contratação de docentes por parte de Universidades estrangeiras e à criação de Centros de Língua Portuguesa e de Cátedras Camões.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]