Um pouco de história…
Reza a lenda que esta receita teve a sua origem nas Beiras, onde era hábito prepará-lo nos fornos dos lagares em outubro, altura em que se mói a azeitona e se produz o azeite.
Também o Bacalhau à Lagareiro deve o nome a esta prática, sendo possível que a utilização do polvo tenha sido uma variação desta receita.
Neste prato, o polvo nada num mar de azeite, acompanhado com batatas a murro. O nome deve-se precisamente à quantidade de azeite que leva, já que é no lagar que ele se produz.
O polvo à lagareiro é uma das formas como os Portugueses mais gostam de comer polvo. Bem regado com azeite, temperado com muito alho e acompanhado de batatinhas assadas, não há quem lhe resista.
Ingredientes
(para 4 pessoas)
- 1 polvo com cerca de 2 kg
- 1 kg de batatinhas
- 6 dentes de alhos picados sem o germe (para evitar o mau hálito)
- 2 folhas de louro cortadas ao meio
- Azeite com fartura
- 1 molhinho de coentros picados
- Sal
- Pimenta
Preparação:
- Numa panela normal (e não numa panela de pressão), coloque o polvo, tape e depois da fervura levantar deixe cozer durante 20 minutos, pode deixar mais tempo mas depois pode ficar mais “firme” (não meta sal, o polvo esteve no mar salgado a vida toda, não precisa de ser salgado, é preferível colocar uma pedrinhas no final mas…) Passado o tempo, retire o polvo, escorra e deixe arrefecer um pouco antes de, com uma faca, separar os tentáculos e a cabeça.
- Com as batatas bem lavadas, coza durante cerca de 20 minutos, tempere-as com sal grosso, não tenha medo de colocar sal, pelo menos 3 colheres de sopa cheias. Escorra as batatas e espalhe num tabuleiro de preferência de barro ou então um qualquer que possa ir ao forno, em seguida com uma colher, pressione ligeiramente as batatas para que abram.
- Depois de ter dado “o murro nas batatas” com a colher, regue com azeite e espalhe um pouco de alho picado e as folhas de louro em seguida polvilhe um pouco com pimenta e envolva as batatas para que absorvam um pouco de azeite.
- No centro do tabuleiro coloque o polvo e espalhe o resto dos alhos. Por fim, regue o polvo com o azeite.
- Leve ao forno pré-aquecido nos 180ºC e deixe assar durante 20 minutos.
- Por fim, polvilhe com os coentros picados e sirva de imediato.
Bom apetite!
Nota: Se o seu forno tiver grill, utilize nos últimos 4 minutos, senão, não faz mal, o polvo é bom na mesma.
Vinho: Tendo em conta várias opiniões, é recomendável um vinho tinto leve, ou então beba um que goste, seja verde tinto, maduro branco, branco verde, maduro tinto…
[pro_ad_display_adzone id=”20816″]







