Na Cozinha do Vítor – Polvo à Lagareiro

Um pouco de história…

Reza a lenda que esta receita teve a sua origem nas Beiras, onde era hábito prepará-lo nos fornos dos lagares em outubro, altura em que se mói a azeitona e se produz o azeite.

Também o Bacalhau à Lagareiro deve o nome a esta prática, sendo possível que a utilização do polvo tenha sido uma variação desta receita.

Neste prato, o polvo nada num mar de azeite, acompanhado com batatas a murro. O nome deve-se precisamente à quantidade de azeite que leva, já que é no lagar que ele se produz.

O polvo à lagareiro é uma das formas como os Portugueses mais gostam de comer polvo. Bem regado com azeite, temperado com muito alho e acompanhado de batatinhas assadas, não há quem lhe resista.

 

Ingredientes

(para 4 pessoas)

  • 1 polvo com cerca de 2 kg
  • 1 kg de batatinhas
  • 6 dentes de alhos picados sem o germe (para evitar o mau hálito)
  • 2 folhas de louro cortadas ao meio
  • Azeite com fartura
  • 1 molhinho de coentros picados
  • Sal
  • Pimenta

 

Preparação:

  1. Numa panela normal (e não numa panela de pressão), coloque o polvo, tape e depois da fervura levantar deixe cozer durante 20 minutos, pode deixar mais tempo mas depois pode ficar mais “firme” (não meta sal, o polvo esteve no mar salgado a vida toda, não precisa de ser salgado, é preferível colocar uma pedrinhas no final mas…) Passado o tempo, retire o polvo, escorra e deixe arrefecer um pouco antes de, com uma faca, separar os tentáculos e a cabeça.
  2. Com as batatas bem lavadas, coza durante cerca de 20 minutos, tempere-as com sal grosso, não tenha medo de colocar sal, pelo menos 3 colheres de sopa cheias. Escorra as batatas e espalhe num tabuleiro de preferência de barro ou então um qualquer que possa ir ao forno, em seguida com uma colher, pressione ligeiramente as batatas para que abram.
  3. Depois de ter dado “o murro nas batatas” com a colher, regue com azeite e espalhe um pouco de alho picado e as folhas de louro em seguida polvilhe um pouco com pimenta e envolva as batatas para que absorvam um pouco de azeite.
  4. No centro do tabuleiro coloque o polvo e espalhe o resto dos alhos. Por fim, regue o polvo com o azeite.
  5. Leve ao forno pré-aquecido nos 180ºC e deixe assar durante 20 minutos.
  6. Por fim, polvilhe com os coentros picados e sirva de imediato.

Bom apetite!

 

Nota: Se o seu forno tiver grill, utilize nos últimos 4 minutos, senão, não faz mal, o polvo é bom na mesma.

Vinho: Tendo em conta várias opiniões, é recomendável um vinho tinto leve, ou então beba um que goste, seja verde tinto, maduro branco, branco verde, maduro tinto…

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]