A democracia na Europa em debate na Gulbenkian em Paris

A “Democracia na Europa. Ingerências e desinformação em vésperas das eleições europeias” vai ser o tema de uma conferência na delegação da Gulbenkian em Paris, na terça-feira, dia 19 de fevereiro, das 14h00 às 16h30. O evento insere-se no ciclo “Tout se Transforme/Tudo se transforma”.

A propaganda informática e as ingerências on-line nas eleições são ameaças ao bom desenrolar de escrutínios livres e justos e à legitimidade do processo democrático. Desde as eleições europeias de 2014, muitos atos eleitorais foram vítimas de tentativas de interferência nos debates, entre os quais o referendo para o Brexit, as eleições nas Filipinas, nos Estados Unidos, no Brasil ou ainda na Itália. Os responsáveis dessas propagandas digitais são tanto autores nacionais como autores estrangeiros.

Neste contexto, não é surpreendente que a Comissão Europeia e os Estados-Membros estejam cada vez mais preocupados com a segurança, integridade e legitimidade das próximas eleições europeias. As ameaças são de fato muitas e variadas: disseminação voluntária e massiva de conteúdo falacioso, uso de contas falsas para aumentar o espetro e a viralidade de certas mensagens políticas, hackeamento estratégico, ciberataques à infraestrutura eleitoral, fugas de informações comprometedoras, etc.

A que ameaças a União Europeia provavelmente será exposta nos próximos meses? O seu grau e natureza são, no momento, difíceis de prever, tendo em conta que os métodos e meios usados pelos atacantes mudam regularmente e adaptam-se aos métodos de segurança postos em prática pelos Estados.

A outra problemática de grande amplitude reside no facto de as eleições europeias consistirem na organização de 27 atos eleitorais nacionais, organizados em paralelo, tendo cada um dos Estados-membro de gerir as suas próprias vulnerabilidades e os seus meios. A Comissão começou a agir contra a desinformação digital, apelando aos Estados-membros para que adotem medidas que regulem o tráfego dos dados digitais, com o objetivo de combater as fake news. A Alemanha, a República Tcheca, a Itália e, mais recentemente, a França já legislaram nessa direção.

Os intervenientes na conferência serão: Miguel Magalhães (Diretor da Gulbenkian em Paris), Sébastien Maillard (Diretor do Institut Jacques Delors), Marine Guillaume (responsável da missão «Cybersécurité et affaires numériques» no Centre d’analyse, de prévision et de stratégie (CAPS) do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês), Ricardo Gutierrez (Secretário geral da Fédération européenne des journalistes (FEJ), membro do High Level Group FakeNews da Comissão Europeia) e ainda Nathalie Mallet-Poujol (jurista e Diretora de investigação no CNRS, Universidade de Montpellier). A conclusão ficará a cargo de Laurent Cohen-Tanugi (advogado internacional, membro do Conselho de Administração do Institut Jacques Delors).

Esta conferência é realizada em parceria com Notre Europe – Institut Jacques Delors.

 

Reserva obrigatória

www.eventbrite.fr/e/billets-la-democratie-en-europe-ingerences-et-desinformation-a-laube-des-elections-europeennes-55400002900

 

Fondation Calouste Gulbenkian – Delegação em França

39 boulevard de la Tour Maubourg

75007 Paris

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]