Academia do Bacalhau de Rouen quer veleiros portugueses na Armada 2019

A Academia do Bacalhau de Rouen acaba de lançar uma petição para solicitar a presença de veleiros portugueses na Armada 2019 e durante o seu jantar mensal, entregou um donativo à associação ACLPAR de Petit Quevilly.

A Academia lançou uma petição para fazer pressão junto do Governo português de forma a que os navios militares portugueses participem na «Armada de Rouen» entre os dias 6 e 16 de junho de 2019. Este evento é considerado como o mais prestigioso encontro internacional de barcos à vela e já contou com a presença do Presidente da República francesa e da Rainha da Dinamarca.

“Ora, até à data de hoje não está confirmada a presença de nenhum dos veleiros portugueses para a Armada 2019. Sendo que a festa nacional portuguesa é a 10 de junho, a vinda dos veleiros militares será a ocasião ideal para partilhar este evento” diz uma nota da Academia do Bacalhau de Rouen, presidida por Helena de Oliveira.

A Academia do Bacalhau de Rouen foi oficializada em 2013 precisamente a bordo do Navio Escola Sagres II. “Como pelo passado, Portugal deverá obrigatoriamente estar representado a um alto nível neste evento. Os 48000 Portugueses que vivem na Normandia e todos os outros que vivem em França, aguardam este momento com ansiedade e saudade, uma vez que estes barcos representam o nosso paίs”.

Os organizadores anunciam que a petição vai ser entregue no dia 31 de janeiro na Embaixada de Portugal em Paris.

Donativo à ACLPAR

Cerca de 40 pessoas participaram em mais um jantar da Academia do Bacalhau de Rouen, organizado no passado dia 26 de outubro, nas instalações da Associação da Cultura e Recreio dos Portugueses da Aglomeração de Rouen (ACLPAR), mais propriamente em Petit Quevilly.

Fiel aos seus princípios de Amizade e Solidariedade, a Academia do Bacalhau de Rouen contribui há 3 anos para o desenvolvimento da ACLPAR e entregou um donativo de 700 euros àquela coletividade.

O jantar foi animado com um jogo à volta da bandeira portuguesa, o que permitiu a uns reatualizar aquilo que já sabiam sobre os símbolos da identidade portuguesa e a outros decobrir completamente os seus significados.

O próximo jantar da Academia do Bacalhau de Rouen vai ter lugar no próximo dia 8 de dezembro, no Halle du Pont-Roulant, em Déville-lès-Rouen.

A petição está disponível até 31 de janeiro em:

https://bit.ly/2pEtDKk

 

[pro_ad_display_adzone id=”17510″]