Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A associação Activa – Groupe d’Amitié France Portugal des Villes et des Collectivités territoriales – escreveu aos Municípios Portugueses felicitando Portugal pela forma como controlou a pandemia de Covid-19, nesta altura em que se aproximas as férias de verão.

“A poucos dias do que sabemos ser para muitos dos nossos habitantes, um momento importante de descanso, de convívio, de intimidade e de alegria, procurando nos maravilhosos cantos de Portugal, o ar, o ambiente, as cores, as águas ou relvas, a areia ou pedras, o comer e beber, o amor e a amizade, as tradições como o futuro comum, nós, membros da Activa, o Grupo de Amizade das Cidades francesas e portuguesas, queríamos deixar esta mensagem de apreço e admiração pelo trabalho que tiveram na luta contra esta pandemia, agradecer os resultados alcançados em Portugal, esses que também, em França, procurámos obter, para agora, podermos todos receber como também visitar” lê-se no texto da Activa, assinado pelo Presidente Hermano Sanches Ruivo.

“Estamos todos conscientes que a luta continua e que, nesta altura de verão, os esforços devem redobrar, confiantes no civismo de cada um, mas também no poder da coletividade, poder que os municípios assumem plenamente”.

A carta foi enviada, segundo nota da Cívica enviada às redações, a todos os municípios portugueses. “Para as aldeias como para os grandes centros urbanos, sabemos quanto estas viagens de verão são força de vida e de movimento e por isso todos partilhamos a preocupação de proteger os espaços menos habitados no resto do ano”.

Hermano Sanches Ruivo garante que “os Portugueses e Lusodescendentes de França querem muito ir passar as férias a Portugal. E tudo farão para respeitar e proteger, apoiando como desfrutando de Portugal”. Por isso, “pela primeira vez, tomamos a liberdade de transcrever esta preocupação que sabemos mútua, de apelar aos habitantes para a importância de ficarem atentos e solicitar que partilhem o nosso apelo de ‘Boas-vindas a Portugal’”.

O Presidente da Activa diz ainda que faltam 20 meses para a “Saison França-Portugal 2022”, que deve ter lugar de fevereiro a outubro de 2022. “Esperamos ser um momento forte das ligações entre os municípios franceses e portugueses, queremos imaginar que os próximos meses serão nova prova da amizade que une os nossos dois países”.

 

Comunidade
X