Alentejo, Bretagne e Hauts-de-France juntos em projeto europeu

O Alentejo, Bretagne e Hauts-de-France fazem parte das 20 regiões da Europa selecionadas pelo Comité das Regiões para um programa de implementação de políticas públicas europeias através de redes de dimensão regional.

O programa RegHub, Network of Regional Hubs for EU Policy Implementation, visa valorizar a importância das redes regionais de parceiros, a sua relevância na governança regional e o seu impacto na implementação de políticas públicas de dimensão europeia.

Além da região portuguesa, Alentejo, e das duas francesas, Bretagne e Hauts-de-France, o RegHub integra duas regiões da Alemanha (Brandeburgo e Renânia do Norte-Vestefália), duas de Espanha (Madrid e Valência), o mesmo número da Itália (Bolzano/Bozen e Úmbria), outras tantas da Polónia (Mazowieckie Voivodeship e Zachodniopomorskie) e também duas da Áustria (Alta Áustria e Vorarlberg).

A lista fica completa com as seguintes regiões: Dubrovnik-Neretva (Croácia), Flandres (Bélgica), Helsínquia-Uusimaa (Finlândia), Ialomita (Roménia), Limburgo (Holanda), Northern and Western Region (Irlanda) e Tessália (Grécia).

O Comité das Regiões Europeu é uma instituição europeia composta por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos países da União Europeia.