Alunos de Clermont-Ferrand receberam a escritora Altina Ribeiro

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]

No passado dia dia 27 de março, os alunos do Liceu Ambroise Brugière, em Clermont-Ferrand (63), receberam a escritora franco-portuguesa Altina Ribeiro. Esta atividade decorreu no âmbito da Semaine des Langues Vivantes, promovida pelo Ministério da Educação Francês.

A autora veio apresentar o seu último livro publicado em 2022, “Dona Zézinha, a vida singular de uma professora” na Oxalá Editora. A versão francesa, foi publicada em 2017 na Chiado Editeur e tem como título “Dona Zézinha – La vie peu ordinaire d’une institutrice”.

O pontapé de saída foi dado pela apresentação do seu mais recente livro. Na obra “Dona Zézinha”, Altina Ribeiro conta-nos a história de uma professora que ensinou na região entre Guarda e Sabugal durante a ditadura de Salazar. A história foi narrada à autora pelo filho da professora, que, na época, fugiu clandestinamente para França para escapar à Guerra Colonial.

Os alunos puderam também conhecer as restantes obras publicadas pela autora. Em primeiro lugar, a sua autobiografia chamada “Le fado pour seul bagage” publicado em 2005 e depois traduzido em português com o título “De São Vicente a Paris” em 2011. Uma outra biografia foi apresentada: “Alice au pays de Salazar” que nos conta vários episódios da vida de Alice Neto, que ganharam vida pela mão de Altina Ribeiro e cuja obra foi publicada em 2010. E por último, a autora apresentou brevemente a biografia do compositor e intérprete Dan Inger dos Santos “Trois notes de blues pour un fado”, publicada em 2016.

No encontro estiveram presentes os alunos de Português de LVB e de LVC de todos os anos letivos do Liceu Ambroise Brugière, assim como os alunos de 12º ano do curso de STMG acompanhados pelo Professor Mustapha Maleh, professor de História e Geografia, no âmbito dos conteúdos trabalhados em aula sobre os extremismos europeus do séc. XX.

Para além da apresentação das obras, a autora também abordou a sua história de vida, intimamente ligada à sua produção literária. As questões de migração, exílio e vivências num país estrangeiro interessaram particularmente os alunos, cujas histórias familiares estão também elas relacionadas com esta temática.

Texto redigido pelos alunos de Seconde LVB do Liceu Ambroise Brugière de Clermont-Ferrand

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]