LusoJornal / Jorge Campos

As aulas retomaram presencialmente no ILCP de Lyon

As aulas presenciais regressaram ao Instituto de língua e cultura portuguesa (ILCP) de Lyon (69) no sábado passado, dia 30 de maio, após um interregno a partir de 7 de março, imposto pela pandemia de Covid-19.

No primeiro dia desta retoma das aulas, a afluência foi quase total. “Só faltaram quatro alunos” disse ao LusoJornal a professora Helenilda Rochedix. Mas para os alunos da primária, as aulas continuam a ser virtuais por enquanto e “até uma data a decidir com os pais, mas que poderá ir até ao dia 16 de julho” concluiu a professora de português.

“Durante estes dois meses e meio, todos os professores, de todos os níveis, trabalharam sempre com os alunos. Todos se disponibilizaram para prepararem as aulas que depois foram dadas por videoconferência, pela internet” explica por seu lado o professor José Marques. “Começámos utilizando Skype e depois passámos para o programa Zoom. Foram aulas virtuais, às quais os alunos aderiram com satisfação, e em grande número, respeitando os horários, e as datas das aulas presenciais já agendadas, só que foram dadas à distância”.

Agora o Protocolo sanitário é rigorosamente respeitado no ILCP, como por exemplo o porte de máscaras, tanto para os alunos que para os professores.

Esta experiência foi considerada “muito boa”. “Estamos mesmo a pensar que no futuro poderá haver recurso a este tipo de aulas por videoconferência, aqui no ILCP. Esta situação foi muito positiva para os alunos e para os professores” disse ao LusoJornal, a Diretora pedagógica do ILCP, Rosa Maria Queiroz.

“Penso que foi muito bom e também muito proveitoso, porque não faltei a nenhuma aula, mesmo durante a semana, pois tínhamos aulas de segunda a quinta-feira e ao sábado de manhã” disse Elie, aluno do curso de adultos. “O meu nível de conhecimentos aumentou muito, tanto na escrita como em vocabulário”.

Os exames de fim de ano estão agendados para o mês de julho, apenas para os adultos. No ensino primário e no secundário serão dadas as notas por avaliação contínua. Devido também à crise sanitária, os dirigentes do ILCP decidiram “bonificar” os alunos com aulas presenciais até ao dia 16 de julho.

De assinalar também que as inscrições para o ano letivo 2020/2021 já estão abertas, e quem se inscrever até 7 de julho, terá uma redução especial de 70 euros, qualquer que seja o nível de inscrição.

O ILCP conta desde o início deste ano escolar com novos locais situados no bairro de Vaise, em Lyon 9°.

 

Institut de langue et culture portugaise (ILCP)

51 ter rue de St Cyr

69009 Lyon

(locaux école ECL)

Tél.: 04.78.93.38.88

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]