LusoJornal / Jorge Campos

Associação ACRJPLO organizou Jantar da Amizade em Sainte Consorce

A Associação cultural e recreativa dos jovens portugueses de Lyon Oeste organizou, este fim de semana 13 de outubro, o seu Jantar da Amizade. Foi a primeira atividade depois das férias de verão. Aliás, as conversas, na sua maioria, andavam à volta das férias passadas em Portugal e em outras terras.

Cerca de duas centenas de convivas juntaram-se na Sala de festas cedida pela Mairie de Ste. Consorce. Estava presente Pascal Didelet, Maire-Adjoint de Ste. Consorce e os representantes da instituição bancaria Santander-Totta, António Rabeca e Miguel Raposo, este último vindo de Portugal, da região do Fundão, com missão de vista aos clientes daquele banco residentes na região Rhône-Alpes e Auvergne.

A animação do baile estava a cargo da sono Delírio de Telmo, que animou a sala até altas horas da madrugada. Participou ainda o artista da canção popular portuguesa, Zé Praia, que também estará presente para animar o jantar de fim de ano que esta coletividade marcou para sábado 15 de dezembro, nesta mesma sala.

No sábado passado a organização serviu Feijoada à moda das Beiras, “de onde os nossos convivas são quase todos originários, e foi confecionada pelos membros da associação, onde todos contribuíram para o sucesso desta noite” disse ao LusoJornal o Presidente Serafim Pacheco, contente com o resultado final na noite.

“Queremos manter vivo este espírito da amizade entre as famílias e também a partilha de bons momentos nesta associação. Muitos já cá vêm desde o início da fundação da associação, e hoje são também os amigos e os filhos que continuam a estar presentes nestes nossos encontros trimestrais” garantiu Serafim Pacheco. “Temos também previsto, no dia 11 de novembro, dia de S. Martinho, oferecer a toda a população de Ste. Consorce e aos sócios desta associação, as castanhas assadas e a boa jeropiga, na praça Fornos de Algodres desta vila, e isto gratuitamente, para assim se estabelecerem mais laços de amizade entre as duas comunidades, portuguesa e francesa, e assim lembrarmos a geminação que nos une” concluiu ao LusoJornal, o Presidente da ACRJPLO.

Na associação existe também uma secção de “foot loisir” onde os jovens e menos jovens partilham e evoluem no Campeonato da região.