Associação de Clamart foi cegar milho para a desfolhada anual

Uma vez mais a associação Amicale Franco-Portugaise de Clamart (92) foi fazer uma recolha de milho em Charly-sur-Marne, na região do Champagne, no fim de semana passado.

Num ambiente popular, como tem acontecido todos os anos, ao som da concertina, Maria Marques, Presidente da associação explicou que era uma tradição anual que faziam há vários anos.

Jovens e menos jovens juntaram-se para cegar o milho e o objetivo é organizar no próximo fim de semana a grande desfolhada da associação. “Mas para se fazer uma desfolhada, tem que haver muito milho. Por isso nos afastamos tanto de Clamart. Até porque já há outras associações a praticarem a tradição da desfolhada e é preciso haver muito terreno onde se possa cegar o milho”.

O milho é cedido todos os anos por um português produtor de Champagne da região, que também cultiva milho, mas todos os anos deixa uma parcela para que os membros da associação se desloquem fazer a “sua” cegada.

O momento é sempre de partilha e de convívio. “Mais do que virmos aqui cegar o milho, estamos aqui para partilharmos um momento de convívio e para transmitirmos aos mais novos a forma de viver dos tempos passados” explica a Presidente da associação.

Cepois da ceifa, os membros da associação fazem um piquenique gigante e… aproveitam para comprar o Champagne para as festas de fim do ano.

No próximo fim de semana a associação procederá finalmente à desfolhada e como é habitual, a tradição é marcada pelo jantar de sábado à noite animado por vários artistas, nomeadamente a dupla Spartakus e DJ Armindo Campos.

No dia seguinte, Maria Marques e a sua equipa começarão as coisas sérias logo após o almoço, com a desfolhada do milho. “Vamos desfolhar e limpar o milho, e depois então começa o desfile folclórico que animará a tarde, a partir das 14h30”. Resta saber quem vai encontrar o “Milho rei”.

Este ano 4 grupos folflóricos irão desfilar: o da casa, claro, o de Villeneuve-le-Roi, o de Thiais e o de Chevry-Cossigny. Segundo Maria Marques, o norte de Portugal, nomeadamente o Minho, “está muito ligado às tradições portuguesas” e por isso mesmo está bem representado no festival.

O evento terá lugar na Sala de Festas de Clamart e a reserva é obrigatória para o jantar de sábado, pelo telefone 06.22.41.19.23.

 

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]