BES: Lesados enviam petição para Parlamento Europeu e marcam manifestação para Paris

A Associação dos Lesados do Papel Comercial (ALPC) do Banco Espírito Santo (BES) organizou uma manifestação no Porto, que juntou cerca de 30 pessoas oriundas de Monção, Ceia, Castelo Branco, Espinho, Estarreja, Maia, Matosinhos e Oliveira do Bairro, a lesada Maria de Luz Pires disse conhecer «pessoas que já morreram por terem perdido todo o seu dinheiro neste processo».

A ALPC revelou ter enviado uma petição para o Parlamento Europeu e para o Fundo de Estabilidade Europeia queixando-se do incumprimento do Banco de Portugal (BdP).

O Diretor de comunicação da ALPC António Silva, disse à Lusa que, a par disso, decorre um outro abaixo-assinado que farão seguir para o Provedor de Justiça.

«Havia uma provisão constituída para pagar aos clientes de retalho, que passou para o Novo Banco e que, uma vez criada para um determinado fim não pode ser atribuída a outra finalidade», disse o responsável.

O lesado anunciou mais manifestações, até ao final do ano, no Porto e em Paris. «Em França, vamos fazer um protesto junto à Embaixada portuguesa contra o BdP, em princípio antes do Natal e, no dia 28, estaremos novamente no Porto, aproveitando as férias dos emigrantes», informou.