Boa-noticia

BOA NOTÍCIA – Do Tabor ao monte Calvário

A festa da Transfiguração do Senhor, já celebrada no Oriente desde o século V, celebra-se no Ocidente desde 1457, sempre no dia 6 de Agosto.(*) Esta data recorda o famoso Cerco de Belgrado, mas essa é uma história para outro dia…. Este ano, a festa calha de domingo e o Evangelho proclamado durante a Santa Missa descreverá essa experiência vivida por Pedro, Tiago e João, no alto do monte Tabor, quando testemunharam a Transfiguração de Jesus, ou seja, aquele breve momento em que Cristo revelou a sua glória divina sob a forma de uma luz refulgente.

 

A reacção de Pedro verbaliza o desejo profundo de prolongar ao máximo aquele momento e de permanecer para sempre no torpor da contemplação: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias».

 

No entanto, contra todos aqueles que acusam a religião de ser um “ópio do povo”, este episódio ensina que não podemos viver para sempre no Tabor, alheados da realidade concreta do mundo, ou sem vontade de intervir para o renovar e transformar. Para não trair a beleza que encontrámos, é preciso “descer do monte” e indicar aos irmãos a vereda que leva ao cume mais alto. A glória que nos foi revelada não pode corromper-se num prazer egoístico, porque é comunhão perfeita, partilha sem limites e dom total de si. Porém, a experiência da contemplação da beleza de Deus é essencial: é dali que provém a coragem e força necessárias para “regressar ao mundo”, fazer da nossa vida um dom e um instrumento nas mãos do Senhor e, com Ele, subir uma outra colina onde doamos tudo o que somos e possuímos: a colina do Calvário.

P. Carlos Caetano

padrecarloscaetano.blogspot.com

 

(*) O episódio da Transfiguração é-nos proposto também todos os anos no segundo domingo da Quaresma, como anúncio/antecipação da Ressurreição, para que, ao longo do tempo de preparação pascal, estejamos bem conscientes de que o horizonte, para onde caminhamos, é Jesus ressuscitado.

[pro_ad_display_adzone id=”2280″]