Boa Notícia: O jogo do “perde-ganha”!

No Evangelho do próximo domingo, dia 30, o evangelista Mateus descreve-nos um duro diálogo entre Pedro e Jesus. O velho pescador pede ao jovem messias que não assuste as pessoas com conversas de cruzes e sacrifícios… mas Jesus coloca-o no seu lugar (o lugar do discípulo) e distancia-se de todos os “gurus” e falsos profetas, a quem apenas interessa agradar às multidões e ter muitos adeptos. A Ele interessa revelar a Verdade!

«Quem quiser salvar a sua vida há-de perdê-la; mas quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la».

Realmente, é bem estranha a verdade que Jesus nos quer ensinar: é uma lógica de opostos que nos recorda o jogo do “perde-ganha”, como quando jogamos às damas e vence quem dá a comer todas as peças. A reação de Pedro não nos pode surpreender. Há palavras no Evangelho que assustam, confundem e intimidam. Não é fácil acreditar que estas sejam as regras do jogo, mas foi o próprio árbitro a informar-nos.

E para que não houvesse dúvidas, o árbitro tornou-se jogador e a Palavra fez-se carne, fez-se vida! Para que pudéssemos não só escutar, mas também ver e acreditar. Acreditar que a verdadeira vitória é renúncia amorosa, a verdadeira glória é humildade digna e o verdadeiro Deus é Pai de misericórdia, Jesus crucificado e Espírito que se doa.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]