Boa Notícia

Boa Notícia: «Vê as minhas mãos»

A missão dos apóstolos de anunciar a Ressurreição não começa nada bem… A primeira pessoa que tentam convencer é São Tomé e a sua resposta é famosa: «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei».

O relato deste episódio (que escutaremos no Evangelho do próximo domingo, dia 28) é um convite a refletir sobre os desafios enormes da evangelização e as frustrações que poderão provir: se Tomé (um dos doze apóstolos, que viveu e seguiu Jesus durante três anos) inicialmente não acredita sem ver, que esperança podia cultivar a Igreja nascente de evangelizar/converter o mundo?

Podemos considerar esta página como mais um exemplo da honestidade do Evangelho que não esconde as dificuldades do anúncio e a incredulidade que frequentemente o acompanhará.

Felizmente, este episódio revela-nos também uma outra verdade ainda mais importante: a evangelização não depende apenas dos nossos esforços! Cristo caminha com a sua Igreja (ontem, hoje e sempre) e o Espírito Santo enriquece-a com diversos dons e carismas. Aliás, é Ele que sopra nos corações dos fiéis aquele mesmo espírito de missão que animava o próprio Cristo.

A fé é realmente dom de Deus, mas isso não significa, obviamente, desresponsabilizar-se. Implica porém aceitar a natureza da nossa missão: não somos chamados a “recolher os frutos”; somos chamados a semear, semear sempre! E tal como nos recorda o Papa Francisco, o elemento mais importante do anúncio da fé é este: «que os cristãos demonstrem vivê-la concretamente, através do amor, da concórdia, da alegria».