Boa-noticia

Boa Notícia: Viva São João!

No próximo domingo, dia 24 de junho, celebramos uma festa católica bem popular: a Festa de S. João! É uma solenidade que transborda da liturgia das igrejas à animação das ruas (principalmente na cidade do Porto) mas cuja alegria não pode reduzir-se apenas aos «martelinhos», arraiais e fogos-de-artifício, pois isso seria diminuí-la a um bem simplório «estou feliz porque estou contente»…

Mas afinal, o que festejamos na Festa de S. João?

Seis meses antes do Natal de Jesus, a liturgia católica convida-nos a celebrar o nascimento de S. João Baptista. A alegria extraordinária dessa gravidez e desse parto pode facilmente ser compreendida pelos casais que viveram (e vivem) o sofrimento da esterilidade. O nascimento de um filho é sempre motivo de festa, mas imaginem o júbilo de um casal que durante anos não conseguiu engravidar e que subitamente redescobre, no outono da própria idade, a esperança de poder gerar uma vida nova!

Isabel e Zacarias viviam há vários anos a resignação serena de quem sabe que o tempo da fecundidade passou. O nascimento deste filho é uma alegria tão inesperada que, tal como escutaremos no Evangelho do próximo domingo, determina o nome que os pais escolhem para a criança: «O seu nome é João», que em hebraico significa literalmente «o Senhor concede graça».

Isabel e Zacarias não têm dúvidas: o menino é um dom de Deus. Mas não só. Este nome é uma profecia, pois a criança que nasceu é um dom, não apenas para os seus pais, mas para todos nós: ele é o profeta que prepara e anuncia a chegada do Senhor! Boa festa a todos e viva S. João!