Bordeaux: Exposição do coletivo de artistas Borderlovers presta homenagem a Aristides de Sousa Mendes e a Eduardo Lourenço

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

O Comité Nacional Francês Aristides de Sousa Mendes, em parceria com os artistas plásticos Pedro Amaral e Mathieu Sodore do coletivo Borderlovers, tem atualmente em curso uma exposição no Espaço Cultural da Halle des Chartrons, desde o dia 3 e até ao dia 12 de outubro, intitulada “Sousa Mendes / Eduardo Lourenço, Humanismo e Consciência”.

“A escolha deste face a face entre estas duas eminentes figuras portuguesas deve-se, por um lado, no que diz respeito a Sousa Mendes, ao seu corajoso ato de desobediência em 1940, relativamente às ordens formais recebidas do Governo português, passando milhares de vistos, que salvariam milhares de vidas. Este foi um ato de elevada consciência pessoal que valeu ao Cônsul português, um reconhecimento e dimensão universais, unicos na história” explica Isabel Barradas, atual Presidente do Comité Sousa Mendes. “Consideramos que esse nobre ato foi um traço maior, no esboço de uma Europa e Mundo melhores, sonhados e desejados por Eduardo Lourenço, este último tendo deixado a sua marca no panorama intelectual português e europeu, questionando-se incansavelmente sobre a questão da Europa, sobre a possibilidade de uma consciência europeia, sobre o futuro da cultura nesse espaço promissor e prometido, mas sempre adiado ou interrompido”.

Foi por estas razões que o “Comité” dedidiu homenagear Aristides de Sousa Mendes e Eduardo Lourenço – de quem se celebra este ano o centenário do nascimento -, pois ambos, um através do seu ato de desobediência, outro através do seu pensamento, “nos afirmam a necessidade de uma consciência europeia, capaz de ser fator de paz, de desenvolvimento, de coesão e diversidade cultural, e a urgência de uma vontade política capaz de combater os egoismos nacionais que foram responsáveis por trágicas guerras civis europeias, com milhões de mortes”.

Isabel Barradas explica ao LusoJornal que gosta de pensar que o legado de Aristides de Sousa Mendes e a herança cultural e obra de Eduardo Lourenço, “a quem José Tolentino de Mendonça, na homilia da missa do seu funeral, descreveu como ‘um explorador e um cartógrafo, um detetive e um psicanalista do destino, um sismógrafo e um decifrador de signos, uma antena crítica e um instigador generoso e iluminado’, se complementam, como faces de uma mesma consciência humanista, a da ação e da urgência, e a do pensamento”.

.

Concerto de guitarra esta sexta-feira e projeções de filmes

No âmbito desta exposição, esta sexta-feira, dia 6 de outubro, pelas 20h30, na Halle des Chartrons, realizar-se-á um concerto de guitarra portuguesa, por dois músicos vindos de Portugal: Tó Zé Cerdeira, guitarra portuguesa, acompanhado à viola por Carlo Soeiro.

Neste evento estão presistas as presenças, entre outras personalidades, do Cônsul Geral de Portugal em Bordeaux, do Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, com quem o Comité Sousa Mendes vai assinar um Protocolo de cooperação, de Gérald Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes e de Mariana Abrantes, membro da Fundação Americana Sousa Mendes. A entrada é gratuita.

No sábado, dia 7 de outubro, pelas 18h00, no mesmo espaço, será projetado o filme “O Labirinto da Saudade”, na sua versão francesa, um filme sobre Eduardo Lourenço para Eduardo Lourenço. E no domingo 8 de outubro, às 18h00, será projetado o filme “O Cônsul de Bordeaux – Aristides de Sousa Mendes”, também na sua versão francesa.

O Comisariado da exposição é assegurado por Isabel Barradas, Presidente do Comité Nacional Francês Aristides de Sousa Mendes e por Pedro Amaral, um dos artistas que concebeu esta exposição, a quem o Comité Sousa Mendes agradeceu publicamente “pela cooperação, apoio, disponibilidade e inspiração”.

Esta exposição será apresentada mais tarde em Paris, na Maison du Portugal André de Gouveia, a partir do dia 10 de novembro, depois da última conferência da série de conferências organizada pelo Comité Sousa Mendes, sobre os “Estrangeiros na Resistência, de 40/45, em França: o caso dos Portugueses”, que se realizará a 4 de novembro pelas 15h00 nesse mesmo local.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]