Canelas recebe certificação de “Restaurantes Portugueses no Mundo” da AHRESP

A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) certificou ontem, na BTL, os primeiros restaurantes da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo. Brasil, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Canadá são os países que acolhem estes 13 restaurantes. Em França, apenas um “restaurante” recebe o label: Canelas.

Para aém da França, os restaurantes certificados distribuem-se por mais 5 países: Padaria da Esquina, Taberna da Esquina e Tasca da Esquina, no Brasil; Atlantik Corner e Trás-os-Montes, em Espanha; Ferreira Café, Café Vasco da Gama, Campo e Taberne F, no Canadá; Portuguese Tavern e Cantinho de Portugal, no Reino Unido; e Casa do José, na Alemanha.

O Taste Portugal – Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo (RRPM) é um programa que tem como objetivo promover a gastronomia portuguesa e a internacionalização das empresas nacionais, tendo como elemento central a criação de uma rede de restaurantes portugueses no mundo, que serão representantes da nossa gastronomia no mercado internacional.

Os primeiros restaurantes a serem certificados como integrantes da rede foram galardoados no stand da AHRESP, na BTL, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Joaquim Ribeiro, Vice-Presidente da AHRESP, adiantou que “este programa certifica os nossos empresários, que nos representam de forma excecional. Em maio, a AHRESP dá início a uma nova fase do Taste Portugal em países como os Estados Unidos, Canadá, Suíça, China e Benelux”.

“Estes restaurantes são uma marca da presença de Portugal no Mundo em países em que há uma forte presença das Comunidades portuguesas. (…) São o nosso cartão de visita”, afirmou a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

“Os restaurantes portugueses no mundo todos os dias representam os interesses do país, da nossa economia e, acima de tudo, a nossa identidade e a nossa cultura (…). Os Portugueses no mundo são uma das maiores forças motrizes do país, que fazem Portugal global”, salientou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

“Temos sentido muita recetividade de todos os empresários portugueses em integrar a Rede, que visa promover a gastronomia portuguesa e os seus produtos, sendo por isso uma grande satisfação para toda a equipa atribuir os primeiros certificados. Até ao momento, foram identificados mais de 520 restaurantes portugueses, e inscritos na RRPM mais de 100”, afirma José Manuel Esteves, Diretor-Geral da AHRESP.

A “Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo” é uma iniciativa da AHRESP, candidatada ao Programa Compete 2020, e conta com o apoio de quatro importantes entidades, que desde a primeira hora apoiaram a implementação internacional do programa: Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Internacionalização, por via da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), do Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal (TP) e Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local.

De assinalar também a assinatura do contrato entre a AHRESP e a SOGENAVE para o abastecimento da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, cumprindo assim mais um dos objetivos a que o programa se propõe – oferecer a todos os restaurantes portugueses no mundo a possibilidade de terem acesso aos produtos portugueses, base essencial do nosso riquíssimo receituário e da nossa gastronomia, património cultural de Portugal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]