CAPMag Junior: L’association Cap Magellan lance son premier magazine pour enfants

A Associação Cap Magellan acaba de lançar a primeira edição do magazine CAPMag Junior dirigido para um público de 8 a 12 anos. O lançamento faz-se “simbolicamente” perto da data do 10 de Junho e no mesmo mês em que a associação edita a 300ª edição do seu magazine, o CAPMag.

Aliás, o CAPMag Junior é um suplemento do CAPMag, que vai passar a ser publicado três vezes por ano, antes das férias da Páscoa, do verão e do Natal.

“Esta ideia nasceu de uma constatação simples: há falta de conteúdos em português, enquanto existe um público de crianças lusófonas em França” diz uma nota da associação enviada às redações.

O projeto, inteiramente em português, de “aprendizagem ativa” quer-se alternativo às novas tecnologias e aos ecrãs de televisão. Pretende desenvolver a prática da leitura, sugerir uma outra forma de comunicação entre pais e crianças, com jogos, receitas…

Para o CAPMag Junior, a associação criou duas personagens – os irmãos Capi e Magui – “exploradores da lusofonia”. “Um irmão e uma irmã com personalidades totalmente opostas, mas complementares, que descobrem e exploram a cultura lusófona através das diferentes aventuras propostas em cada página”.

Capi é o irmão mais velho, sério, mas tímido, enquanto Magui é engraçada e sem medo de nada. “Quando Capi quer ouvir fado, Magui prefere o rock português. Juntos levam os jovens leitores e também os mais crescidos para as suas intrépidas aventuras e à procura de novos conhecimentos lusófonos”.

Segundo a nota da associação, o CAPMag Junior divide-se em quatro grandes áreas temáticas: Sensibilização (promoção da língua portuguesa, segurança rodoviária, cidadania), Ciências e ecologia (nesta edição explica o Coronavírus às crianças), Cultura (história, receitas, entrevistas, banda desenhada, conto) e Futuro (promoção de várias profissões).

Esta primeira edição estava prevista para ser lançada antes das férias da Páscoa, mas com a pandemia de Covid-19 só pode ser lançado agora. O conto é de Luísa Semedo e chama-se “Júlia, no país das estrelas”, tem uma entrevista ao cantor Lisandro Cuxi, dá a conhecer algumas das ruas de Paris relacionadas com Portugal, explica em que consiste a profissão de Designer de moda e tem um dossier sobre a Revolução dos Cravos.

O grafismo é de Diane Ansault, assistida por Alix Gavalda. Para a sua realização, a associação recebeu um subsídio de 11.000 euros da Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP).

https://capmagellan.com/capmag-junior/

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]