Conselho das Comunidades coleta material para preservar a “memória” do órgão

O Conselho das Comunidades Portuguesas constituiu um Grupo de trabalho para o Projeto “Memória do CCP” com vista às comemorações dos 40 anos da primeira reunião daquele órgão de consulta do Governo português.

“Considerando-se a importância histórica do Conselho das Comunidades Portuguesas como voz de quem reside fora de Portugal; a celebração, em abril de 2021, dos 40 anos da primeira reunião do CCP; e a necessidade de preservação e de publicitação da sua história”, o Conselho Permanente aprovou uma Resolução na semana passada.

O Grupo de trabalho vai ser presidido pelo Conselheiro Pedro Rupio, eleito na Bélgica, e Maria de Lurdes Almeida vai ser a Vice-Presidente, integrando ainda os Conselheiros João da Silva Pacheco, Vasco Abreu e Armando de Jesus.

“Esse Grupo de trabalho terá duração até ao final do atual mandato, com o objetivo de coletar, catalogar, indicar tratamento arquivístico e publicitar os documentos ou os registos fotográficos do CCP, podendo requerer, em nome deste Conselho, acesso a acervos que estejam sob a posse de pessoas naturais ou de instituições, púbicas ou privadas” diz a Resolução do Conselho Permanente do CCP.

O documento, assinado pelo Presidente do Conselho Permanente, Flávio Martins, diz ainda que “o material coletado e catalogado será digitalizado e disponibilizado gratuitamente no sítio do CCP, para além de outros canais que o requisitarem”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]