Consulado de Bordeaux acrescenta La Rochelle à lista de Presenças consulares

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O Consulado-Geral de Portugal em Bordeaux anuncia mais uma Presença consular, no próximo ano, na cidade de La Rochelle, juntando-se às que já existem em Bayonne, Pau, Fumel e Angoulême.

Depois de uma interrupção por razões evidentes de pandemia, o Consulado-Geral de Portugal em Bordeaux garante que todas estas Presenças consulares se “encontram operacionais e decorreram de forma muito positiva ao longo do corrente ano”.

Mas numa nota enviada ao LusoJornal, o Posto consular acrescenta que “a partir de 2023, aquelas Presenças passarão a ser complementadas igualmente por uma nova, que será realizada em La Rochelle, capital do departamento da Charente Maritime e local de residência de uma importante Comunidade portuguesa”.

As Presenças consulares consistem na deslocação de uma equipa de funcionários consulares, que se deslocam a cidades mais longe do Consulado, para aí atenderem os utentes. Desta forma, evitam-se deslocações, por vezes de centenas de quilómetros, entre as localidades onde residem os utentes e o posto consular mais próximo.

A decisão de abertura da nova Presença consular surge na sequência de contactos estabelecidos pelo Cônsul-Geral de Portugal em Bordeaux, Mário Gomes, com as associações portuguesas de La Rochelle, que reforçaram aquela reivindicação antiga da Comunidade. Nesse contexto, Mário Gomes desenvolveu igualmente contactos com a Mairie de La Rochelle, que disponibilizou um local para a realização das Presenças consulares no “Espace polyvalent de la Passerelle” – 2 square de la passerelle, 17000 La Rochelle -, “instalações municipais localizadas no quartier de Mireuil, de fácil acesso e estacionamento” diz a nota do Consulado.

Para se inscreverem nas Presenças consulares, os Portugueses residentes nas regiões onde estas são realizadas, devem solicitar a marcação do atendimento para o endereço permanencias.bordeus@mne.pt, indicando nome completo, local onde pretendem ser atendidos e que tipo de ato consular necessitam realizar.

 

O calendário das Presenças consulares do Consulado Geral de Portugal em Bordeaux para 2023:

 

Bayonne: dias 20 de janeiro, 24 de fevereiro, 24 de março, 28 de abril, 26 de maio, 23 de junho, 22 de setembro, 20 de outubro, 24 de novembro e 15 de dezembro.

 

Pau: dias 6 de janeiro, 3 de fevereiro, 3 de março, 6 de abril, 5 de maio, 2 de junho, 8 de setembro, 6 de outubro, 10 de novembro e 8 de dezembro.

 

Fumel: dias 13 de janeiro, 10 de março, 12 de maio, 15 de setembro e 17 de novembro.

 

Angoulême: dias 17 de fevereiro, 21 de abril, 9 de junho e 13 de outubro.

 

La Rochelle: dias 17 de março, 16 de junho e 29 de setembro.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]