Consulados de Portugal retomaram hoje o atendimento ao público mas com novas regras

Os postos consulares portugueses em França retomaram hoje o atendimento ao público. “Este processo decorre com o máximo respeito pela segurança dos trabalhadores e do público” diz uma nota da Secretaria de Estado das Comunidades portuguesas divulgada na semana passada. “Para esse fim, foram investidos cerca de 300 mil euros na aquisição de equipamentos de proteção individual e coletiva, como separadores de acrílico, máscaras, luvas e gel desinfetante, já distribuídos pelos postos consulares”.

“No entanto, tal não significa um regresso à normalidade e por isso, a partir desta data, aplicar-se-ão novas modalidades de atendimento para que possam ser cumpridas as medidas de segurança sanitária exigidas aos estabelecimentos que recebem público e que visam garantir tanto a vossa proteção como a dos funcionários” diz uma nota do Consulado Geral de Portugal em Marseille.

O uso de máscara é obrigatório em todos os postos consulares. “Quem suspeitar ou estiver doente deverá ficar em casa” pode ler-se no site do Consulado Geral de Portugal em Strasbourg. “Para evitar risco de contaminação, cada utente deverá chegar à hora marcada no seu agendamento, nunca mais do que 10 minutos antes da hora agendada para não permanecer muito tempo na sala de espera”.

Nas redes sociais, o Consulado Geral de Portugal em Bordeaux é claro: “Não se desloque ao Consulado Geral sem primeiro certificar-se de que tomou conhecimento das novas modalidades de atendimento”.

Porque o atendimento presencial será feito exclusivamente por marcação prévia.

“A lotação da sala de espera foi limitada para cumprir os critérios de distanciamento social. Não se apresente no Consulado com uma antecedência superior a 20 minutos em relação à sua hora marcada sob pena de não poder ser admitido nas nossas instalações e ter de esperar no espaço público no exterior do edifício” diz o site do Consulado Geral de Portugal em Marseille. “O acesso será reservado a utentes com marcação. Não serão admitidos acompanhantes. No caso de menores e de pessoas que necessitem de apoio, um acompanhante poderá estar presente. Os atendimentos familiares deverão ser objeto das respetivas marcações em função do número de pessoas que compõem o agregado familiar”.

“Atenção que o levantamento dos Cartões de Cidadão deve ser feito igualmente por agendamento online” lê-se no site do Consulado Geral de Portugal em Lyon.

Os postos consulares pedem também para que os pagamentos sejam efetuados por cartão bancário.

Para evitar deslocações desnecessárias ao Consulado, todos os atos que não requerem presença obrigatória, “serão processados à distância – registo de nascimento, óbito, processo de casamento, certidões, livretes de família, etc. Para mais informações sobre os serviços do “Consulado em Casa” contacte os nossos serviços” lê-se no site do Consulado Geral de Portugal em Marseille.

“Com o intuito de garantir um elevado nível de segurança sanitária, os equipamentos dos gabinetes de atendimento tais como os quiosques de recolha de dados biométricos e terminais de pagamento serão desinfetados entre cada utente (salvo atendimento de agregados familiares)” lê-se ainda na página das redes sociais do Consulado português em Marseille. Um distribuidor de gel hidroalcoólico estará disponível à entrada do Consulado.

“Agradecemos a vossa melhor compreensão para estas novas modalidades de atendimento que procuram aliar prestação de um serviço consular de qualidade e cumprimento das regras de segurança exigidas neste período de desconfinamento progressivo”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]