Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Numa parceria entre a Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, irá decorrer, de 13 a 24 de julho, a primeira edição do Curso a distância de Atualização para Professores de Português como Língua Estrangeira (CAPPLE).

Este curso tinha lugar desde 2007, realizado pela FLUP em formato presencial, mas “respondendo aos constrangimentos que ainda se colocam à circulação de pessoas, a decisão do Camões, I.P. e da FLUP de cooperarem no desenvolvimento de uma edição online deste curso” diz uma nota do Instituto Camões. “Prende-se também com o objetivo de passar, complementarmente, a dispor de uma formação a que, deste modo, poderão aceder docentes em contextos mais longínquos e com menor oportunidade de se deslocarem a Portugal para a formação presencial”.

“Num momento em que o ensino da língua portuguesa se alarga a um número crescente de países, colocar à disposição dos docentes, da rede EPE e das redes locais nesses contextos, um curso que incide na atualização das suas competências científicas, pedagógicas e didáticas é também uma forma de impulsionar esse crescimento e apoiar um ensino de qualidade da língua portuguesa” diz o comunicado do Instituto Camões.

O curso mantém o caráter intensivo – agora com uma componente síncrona e uma outra assíncrona -, e tem um registo de acreditação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), “relevando, por tal, para a progressão na carreira de Professores em grupos de docência associados à língua portuguesa, e conferir 3 ECTS no Sistema Europeu de Acumulação e Transferência de Créditos”.

As candidaturas estão abertas entre 16 e 30 de junho, constituindo público-alvo do Curso Professores de Português como língua estrangeira (PLE) ou Professores de Português como língua materna que desejem formar-se no ensino do Português como língua estrangeira/língua segunda, num e noutro caso desde que detentores de licenciatura no domínio da Língua Portuguesa ou de Estudos Portugueses, obtida em instituição de ensino superior portuguesa ou estrangeira.

Os candidatos poderão igualmente concorrer a uma das 10 bolsas que o Camões IP, no âmbito da sua participação no projeto, coloca à sua disposição, “as quais se dirigem, preferencialmente, a candidaturas com origem em países onde o ensino do Português se encontre em fase de implementação como língua curricular”.

www.instituto-camoes.pt

 

Ensino
X