Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

No próximo dia 30 de outubro, a Cinemateca Francesa, em Paris, vai programar oito curtas-metragens portuguesas selecionadas pelo Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa – MOTELX.

Este é o início de uma «itinerância pioneira» do festival, para futuras parcerias no cinema de terror, disse à Lusa João Viana, um dos Diretores festival criado em 2007. «Paris é o início de uma itinerância que queremos fazer em várias cidades da Europa e fora da Europa. Um dos objetivos é dar a conhecer os trabalhos que se têm feito aqui em Portugal, com novos talentos, num género pouco conhecido que é o cinema de terror, sob a égide do prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa», afirmou o responsável.

A sessão de apresentação das curtas-metragens portuguesas está marcada para 30 de outubro, às 19h00, na Sala Georges Franju da Cinemateca Francesa, no âmbito da programação «Aujourd’hui le Cinéma» dedicada à criação cinematográfica contemporânea.

O responsável da programação da Cinemateca Francesa, Bernard Payen, disse à Lusa que «é interessante mostrar estes filmes aqui na cinemateca, ainda por cima dois dias antes do Halloween».

«Esta é uma possibilidade para mostrar estes filmes que não são conhecidos cá. São filmes interessantes porque retomam códigos do cinema de terror mas com uma ironia, uma distância ou uma contemplação. São todos diferentes mas complementares», afirmou o programador que está a trabalhar num projeto de retrospetiva de Paulo Rocha na Cinemateca Francesa em 2018.

Além da Cinemateca de Paris, a iniciativa tem o apoio do Centro Cultural Camões de Paris.

 

Filmes selecionados:

«Papá Wrestling» (2009) de Fernando Alle

«A Tua Plateia» (2015) de Óscar Faria

«Andlit» (2014) de João Teixeira Figueira

«Sangue Frio» (2009) de Patrick Mendes

«Nico – A Revolta» (2013) de Paulo Araújo

«Maria» (2014) de Joana Viegas

«Miss Mishima» (2011) de Pedro Rocha

«Depois do Silêncio» (2017) de Guilherme Daniel

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
7.8
X