David Corceiro: A França passa a ter mais um Deputado com origens portuguesas

A Assemblée Nationale francesa vai ter mais um Deputado de origem portuguesa. Trata-se de David Corceiro que até aqui era o suplente de Nathalie Élimas, que foi agora nomeada, no dia 26 de julho, Secretária de Estado com o pelouro do ensino prioritário no Governo de Jean Castex.

O avô de David Corceiro era português, como o próprio lembrou ao LusoJornal. Depois de ter passado pelo fabricante de tabaco Imperioal Tobacco do Grupo Seita, o novo Deputado é até agora responsável comercial de uma empresa alemã de saúde dentária, a Voco GmbH.

O percurso político de David Corceiro começou nas eleições municipais de 2012, quando foi candidato nas listas socialistas em Soisy-sous-Montmorency (95), onde mora desde inícios deste século. Mas perdeu a eleição.

Em março de 2020 foi ele próprio candidato a Maire de Soisy-sous-Montmorency, em representação do partido de Emmanuel Macron La République en Marche, mas também foi derrotado logo na primeira volta. E agora vai entrar pela primeira vez na Assembleia Nacional e vai sentar-se nos bancos do MoDem, já que era o Partido de Nathalie Élimas.

Sem esperar, David Corceiro passa em pouco tempo de candidato derrotado em Soissy – onde é Conselheiro municipal da oposição – a Deputado da República.

Quando David Corceiro chegar à Assembleia, no próximo dia 27 de agosto, vai encontrar mais quatro Deputados de origem portuguesa: Dominique da Silva (seu vizinho do Val-d’Oise), Ludovic Mendes (Moselle), Christine Pires Beaune (Puy-de-Dôme) e Anne-Laure Cattelot (Nord), e ainda a Deputada Laëtitia Romeiro Dias (Essonne), que não sendo portuguesa, está casada com um português. São todos da LREM, exceto Christine Pires que é socialista.

O novo Deputado, com 43 anos (feitos esta semana), estudou no Lycée Paul Eluard de Saint-Denis e na Universidade de Paris VIII Vincennes-Saint Denis. Agora ambiciona integrar a Comissão dos assuntos económicos no hemiciclo francês.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]