1487: É publicado o primeiro livro impresso em Portugal, nas oficinas do judeu Samuel Gacon, em Faro, intitulado em hebraico “Pentateuco”, atualmente no Museu Britânico, em Londres.
1686: A Royal Society autoriza a publicação do primeiro dos três volumes dos “Principia”, de Isaac Newton (“Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”), com o patrocínio do astrónomo Edmond Halley. A primeira edição integral seria lançada a 05 de julho de 1687.
1805: Morre, aos 72 anos, magistrado e o intendente-geral da polícia Diogo Inácio de Pina Manique, impulsionador da Casa Pia, em Lisboa.
1878: Inauguração da ponte de Viana do Castelo, a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, desenhada no gabinete de Gustave Eiffel.
1906: São fixadas as fronteiras territoriais da zona demarcada do Douro.
1930: São lançadas as bases da União Nacional, partido único da ditadura do Estado Novo, de Oliveira Salazar.
1986: Começam, em Pequim, China, as conversações luso-chinesas sobre o futuro de Macau.
1988: É criado o domínio.pt.
1991: Portugal sagra-se bicampeão do mundo de futebol de sub-20, no Estádio da Luz, em Lisboa, onde vence na final o Brasil por 3 a 2.
1993: É desactivada a Estação de Telemedidas da República Francesa, Base Francesa, instalada na ilha das Flores, Açores, há mais de 26 anos. Cerca de 40 trabalhadores portugueses ficam oficialmente no desemprego, mas muitos outros perdem o trabalho naquele dia, sobretudo mulheres que trabalhavam nas 25 casas do “bairro dos franceses”.
1999: Viagem inaugural do primeiro comboio pendular “Alfa Pendular” entre Porto e Lisboa.
2003: Portugal foi eleito em Paris, para o Conselho Executivo da Unesco e para a vice-presidência da Comissão Oceanográfica Internacional.
2004: Euro 2004. A seleção portuguesa de futebol qualifica-se para a final do Campeonato da Europa, com a vitória sobre a Holanda por 2-1.
2009: Um Airbus 310-300, da Air Yemenia, cai no Oceano Indico com 153 pessoas a bordo (66 dos quais franceses), quando voava de Saná para as Ilhas Comoras.
2009: Morre, com 68 anos, Pina Bausch, coreógrafa e bailarina alemã, expoente da dança contemporânea, coreógrafa-chefe do teatro de dança de Wuppertal desde 1973.
2011: A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura atribui a classificação de Reserva Mundial da Biosfera ao arquipélago das Berlengas, a quinta no país, depois das ilhas do Corvo, Flores e Graciosa (Açores) e do Paul do Boquilobo (na bacia hidrográfica do Tejo).
2011: A China inaugura a maior linha ferroviária de alta velocidade do mundo, entre Pequim e Xangai.
2012: O conjunto de fortificações de Elvas, cuja fundação remonta ao reinado de D. Sancho II, é o maior do mundo na tipologia de fortificações abaluartadas terrestres, possuindo um perímetro de oito a dez quilómetros e uma área de 300 hectares, é classificado como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
2017: Morre, aos 89 anos, a francesa Simone Veil, antiga ministra, autora da lei de legalização da interrupção voluntária da gravidez em França e primeira presidente do Parlamento Europeu.
2024: Morre, aos 97 anos, Manuel Cargaleiro, pintor e ceramista. Na década de 1950, recebeu o Prémio Nacional de Cerâmica Sebastião de Almeida e o diploma de honra da Academia Internacional de Cerâmica no Festival Internacional de Cerâmica de Cannes, em França. A ampliação da estação de metro de Champs Elysées-Clémenceau, Paris, é inaugurada com novas obras, depois de originalmente concebida e totalmente decorada pelo artista português, em 1995, incluindo o painel em azulejo “Paris-Lisbonne”. Recebeu, em Paris, em 2019, a medalha de Mérito Cultural do Governo português e a Medalha Grand Vermeil, a mais alta condecoração da capital francesa, onde viveu grande parte da sua vida.
2025: Morre, aos 78 anos, Teresa Cupertino de Miranda, primeira mulher portuguesa a competir no rali Dakar.
.
Este é o centésimo octogésimo segundo dia do ano. Faltam 184 dias para o termo de 2026.
Pensamento do dia: “A sabedoria contém o desespero”. Henri David Thoreau (1817-62), escritor e filósofo norte-americano.




