LusoJornal / Carlos Pereira

Dia de Portugal comemorado em Groslay com porco no espeto, música e procissão

Durante dois dias, o Parque Rosy Varte da localidade de Groslay (95), a norte de Paris, encheu para comemorar o Dia de Portugal, numa festa que já se tornou habitual naquela cidade.

O evento foi organizado pela associação «Mogadouro no Coração» e esteve presente uma forte delegação de Mogadouro, com o Presidente da Câmara, vários Vereadores e a Banda filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro.

A «Fête de la Grillade», como é conhecida em Groslay, dirigida por Olímpia Garnacho, a Presidente da associação portuguesa, junta anualmente muitos dos habitantes de Groslay – e das localidades limítrofes – assim como praticamente todos os autarcas da cidade.

A geminação entre Mogadouro e Groslay deve ser assinada no próximo ano, segundo disse ao LusoJornal o Maire de Groslay, Joël Bouthier, e uma delegação de Groslay deve ir a Mogadouro, ainda antes do fim de 2018.

Durante dois dias subiram ao palco vários artistas e grupos musicais e no domingo de manhã, uma procissão saiu da Igreja Matriz de Saint Martin com a imagem de Nossa Senhora do Caminho – oferecida pelo município de Mogadouro – até ao parque da festa, onde teve lugar uma missa ao ar livre celebrada por dois padres portugueses que se deslocaram de Mogadouro para este evento, aos quais se juntou um padre de Montmorency.

A Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro tocou por vários momentos na festa, e alguns dos membros da Banda animaram a tarde de domingo com música tradicional da região, que impressionou os presentes pelas origens célticas, acompanhados com uma gaita de foles e bombos.

Apesar das ameaças, a chuva não estragou a festa, que juntou, mais uma vez, milhares de pessoas.