Diminuiu a espera no Consulado de Paris

O Consulado Geral de Portugal em Paris tem vindo a reduzir os tempos de espera para obtenção de marcação, nomeadamente nos serviços do Cartão do Cidadão e do Passaporte.

Atualmente, o tempo de espera para obter um encontro para renovar o Cartão do Cidadão é de pouco mais de uma semana, contra quase 3 meses antes do verão.

Para obter o Passaporte, o prazo ultrapassa as duas semanas, mas o Cônsul Geral de Portugal em Paris, António Moniz, diz que a tendência também é para diminuir ainda mais.

O Conselho consultivo da área consular do Consulado Geral de Portugal em Paris, reunido antes do verão, tinha considerado que os prazos de espera para obter uma marcação eram demasiado longos, e António Moniz explica que o posto consular de Paris foi agora reforçado com seis novos agentes técnicos, quatro já chegaram e dois começam a trabalhar em meados de outubro.

Com a chegada de dois novos agentes técnicos e dois estagiários de longa duração, o Cônsul Geral explica que «conseguimos abrir mais mesas de atendimento e a redução do prazo de espera fez-se notar de imediato».

Também o serviço jurídico não tem espera e os utentes praticamente são atendidos de imediato.

No Registo civil, a espera ainda é de 5 semanas, mas António Moniz espera reduzir estes prazos quando chegarem os dois novos agentes técnicos cujo concurso público está em fase final de recrutamento.

«O nosso objetivo é não ter esperas superiores a duas ou três semanas, enquanto que há um ano, tínhamos tempos de espera de 7 a 8 semanas» afirma António Moniz ao LusoJornal. «Queremos que o serviço prestado à Comunidade seja o melhor».

Calha bem porque nos primeiros meses deste ano, a receita do Consulado está com aumentos da ordem dos 4%.