LusoJornal / Jorge Campos

Domingo de Ramos na região de Lyon

No domingo passado, dia 14 de abril, a Comunidade católica portuguesa da Diocese de Lyon, viveu o Domingo de Ramos na Paróquia de St Luc, onde habitualmente é celebrada a missa dominical, todos os segundos domingos do mês.

Nesse dia, o Capelão da Comunidade, o Padre Eric Beson, convidou dois Padres brasileiros – Padres Neto e Valdir da comunidade Prado, que estão em estudos na região – a juntarem-se à Comunidade portuguesa para viverem e concelebrarem neste Domingo de Ramos.

“Gostei muito deste convite, que agradeço, e aqui pude encontrar uma Comunidade viva e muito ativa” disse o Padre Neto que vem da região de Fortaleza. No final da celebração, os dois sacerdotes ouviram em confissão várias pessoas presentes.

As cerimónias tiveram início no parque adjacente à igreja, onde se formou a procissão que se seguiu à bênção dos Ramos, entrando depois na igreja onde decorreu o programa previsto para este dia, com a leitura da Paixão de Cristo.

Foi grande a participação nestas cerimónias, onde se encontravam também os meninos da catequese das comunidades da Paróquia da Natividade e de St Luc, acompanhados pelos pais e catequistas.

O grupo coral que animou a cerimónia, com cerca de 40 elementos vindos das três comunidades – Nativité, St Bruno e St Luc – foi dirigido por Cristina e Filipe, tendo como organista Philipe Quadro.

“Estou muito feliz por todo este ambiente de festa. Senti-me um pouco na minha terra, em Portugal, onde se vive este tempo da Quaresma, o Domingo de Ramos e o Domingo Páscoa, com grande fervor e fé” disse ao LusoJornal Maria José Teixeira, visivelmente contente com o que viveu. “Eu sou da região do Minho, perto de Braga, e recordo com grande saudade todos estes tempos”.

À Comunidade portuguesa também se juntaram as Comunidades caboverdiana e brasileira para viverem juntos este Domingo de Ramos, porque, para além da fé, também a lusofonia é um laço comum.

No Domingo de Páscoa, dia 21 de abril, a Comunidade portuguesa da região de Lyon tem a possibilidade de assistir à missa Pascal em dois pontos: em Villeurbanne, na Paróquia da Natividade, às 9h30 e em St Bruno, na Croix Rousse, às 10h30.

“Quero deixar uma mensagem de paz a toda a Comunidade portuguesa e também de conversão, pois corremos dias de grandes confusões e também de desinteresse espiritual, o que não favorece a partilha dos valores de Cristo Jesus” disse, no decorrer da celebração, o Capelão Eric Besson.