Eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas foram adiadas para 2021

A Secretária de Estado das Comunidades anunciou ontem que as eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), previstas para este ano, não se irão realizar devido aos constrangimentos da Covid-19, devendo ocorrer no próximo ano.

Berta Nunes falava aos Deputados da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, tendo sido questionada sobre as próximas eleições para o CCP, marcadas para outubro deste ano.

“Neste momento não podemos de forma nenhuma fazer eleições em 2020”, disse a governante, argumentando com os constrangimentos da pandemia de Covid-19.

Segundo Berta Nunes, estão a ser equacionadas novas datas, devendo o sufrágio acontecer em 2021, muito provavelmente após a presidência de Portugal da União Europeia, que decorre no primeiro semestre de 2021.

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas explicou que tem estado em diálogo com o Presidente do CCP, no sentido de ser encontrada a data mais conveniente, mas reconheceu que “atualmente é difícil dar uma data”.

O Conselho das Comunidades Portuguesas é o órgão consultivo do Governo para as políticas relativas à emigração e às Comunidades portuguesas no estrangeiro. É composto por um máximo de 80 membros, eleitos pelos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro que sejam eleitores para a Assembleia da República.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]