LusoJornal / Luís Gonçalves

Embaixador Torres Pereira na inauguração da exposição de Hervé Di Rosa em Roubaix

O Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, assistiu, no fim de semana, à reabertura do Museu La Piscine de Roubaix e em particular à exposição de Hervé Di Rosa.

 

O Senhor Embaixador acaba de visitar a exposição de Hervé Di Rosa. Qual o seu sentimento ao estar neste magnífico museu?

Estou aqui para dar apoio a este artista francês que vive em Portugal há quase 5 anos e cujo trabalho de cerâmica que aqui está exposto foi todo realizado na fábrica Viúva Lamego. Foi por esta mesma razão que a conferência de imprensa do lançamento desta exposição, há cerca de 2 meses, foi feita na Embaixada de Portugal em Paris. Venho aqui para sublinhar o fato de termos em Portugal artífices e tecnologias no domínio da cerâmica de grande nível, nomeadamente através da fábrica Viúva Lamego. O artista convidou-me para estar aqui, e é com grande prazer que aqui estou neste museu efetivamente extraordinário, que parte de uma iniciativa de querer levar a cultura, a utilização do tempo livre, às classes populares, classes que têm aqui no Norte uma tradição muito forte.

 

Qual a contribuição da Embaixada e do Embaixador para esta exposição de Hervé Di Rosa?

A única coisa, muito indiretamente, foi quando o artista Di Rosa estava à procura de um local em Paris para apresentar à imprensa francesa esta exposição, que iria ser uma retrospetiva do seu trabalho nestes últimos anos, ofereci a Embaixada para fazer a conferência de imprensa e desde então tenho acompanhado os preparativos até esta inauguração da exposição, cuja imaginação parte do artista, mas cujas obras foram feitas em Portugal.

 

Há mais de um ano que assumiu as funções de Embaixador de Portugal em França, como se sente em França como representante do nosso país?

Sinto-me bem. É para mim uma grande responsabilidade, dado serem extremamente fortes as ligações entre os nossos dois países e sobretudo que vive aqui uma vasta Comunidade portuguesa. É isto que faz a diferença e dá um certo picante ao meu posto.