Festa de Carnaval na Associação Portuguesa de Saint Genis-Laval

No passado sábado, dia 30 de março, a Associação Cultural Portuguesa de Saint Genis-Laval (69), nos arredores de Lyon, organizou a sua Festa de Carnaval, aproveitando ainda a presença de David Raposo da Silva, Presidente da Junta de Freguesia de Tortosendo, Covilhã, que conviveu com muitos conterrâneos.

Decorreu nesta vila nos arredores de Lyon, no final da semana passada, o debate “Futuro da Europa com a aproximação das Eleições”, promovido pela Mairie de Saint Genis-Laval e para a qual foram convidadas as localidades com acordos de geminação, tendo marcado presença além do Tortosendo, Portugal, a cidade de Pontassieve, em Itália, que se fez representar por Jacopo Bencini.

No final dos trabalhos, todos marcaram presença neste evento promovido pela Associação Portuguesa local. Roland Crimier, Maire de Saint Genis-Laval, mostrou toda a sua satisfação pela resposta positiva que os parceiros dos acordos de geminação deram ao marcarem presença, bem como pela dinâmica cultural que a Comunidade portuguesa desenvolve ao longo do ano. Destacou ainda a amizade e facilidade de integração que esta Comunidade apresenta em Saint Genis-Laval.

A festa prosseguiu com um fabuloso repasto de Vitela à Jardineira preparado pelos voluntários da associação acompanhado por vinho da Beira Baixa, tendo contado com a presença do grupo “La La Da Bahia” que animou a festa com o seu samba e as suas vestes tradicionais do carnaval brasileiro.

Ao final do serão, Fernando David, Presidente da Direção desta associação, mostrava a sua grande satisfação pela participação da Comunidade portuguesa e francesa nesta festa, pela forma ordenada com tinham decorrido as atividades, salientando a grande entrega de toda a equipa de voluntários que permitiram proporcionar este convívio e pelo apoio proporcionado pela Mairie de Saint Genis-Laval, pelo Banco Santander Totta em Lyon representado por António Rabeca e pelo Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima.

Indicaram igualmente que esta associação mantém o seu forte dinamismo, estando previsto para o dia 29 de junho a realização da festa de S. João com uma Sardinhada à portuguesa, apelando à participação de todos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]