Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima em Neuville-sur-Saône

No domingo passado, dia 8 de outubro, a Associação familiar de Neuville (69), nos arredores de Lyon, organizou a sua Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima.

A Paróquia de Neuville-sur-Saône, com a sua igreja dedicada a Nossa Senhora da Assunção, e o seu responsável, o Padre Luc Biquez, acolheu a Comunidade portuguesa devota a Nossa Senhora, Virgem Maria.

Após a Eucaristia celebrada de manhã pelo Padre Manuel Queiroz, vindo de Vila Pouca de Aguiar, foi servido um almoço na Casa paroquial a todos os que quiseram participar.

«Fiquei muito contente com este convite e também muito feliz por servir aqui a Comunidade portuguesa celebrando esta Festa em honra da Virgem Maria. Vejo que eles são verdadeiras testemunhas da fé cristã aqui, nesta região de França. Aproveitei também, durante a minha estadia, para visitar a minha família residente aqui nesta região» disse o Padre Manuel Queiroz ao LusoJornal.

«Temos que continuar, mas os tempos são difíceis. A Comunidade está a ficar cada vez mais distante desta devoção à Virgem Maria, a Senhora de Fátima, e de ano para ano o número está escasseando. Os mais idosos vão para Portugal passar as suas reformas, e os jovens não têm a mesma fé e devoção e vão-se afastando dos valores da Igreja» confiam as Senhoras Leite e Isabel ao LusoJornal, as responsáveis desta peregrinação em Neuville-sur-Saone.

Nas ruas adjacentes à igreja, na parte antiga da cidade de Neuville, passou a procissão recitando o terço, e onde vários andores e o pálio abrigando o Santísssimo Sacramento completavam este quadro de devoção Mariana.

Neuville-sur-Saône está situada a norte da cidade de Lyon, onde a Comunidade portuguesa se instalou desde os anos 60. A empresa Fontanel, de construção civil, aqui implantada, tem nos seus efetivos dezenas de Portugueses contando muitos anos de presença e de participação na vida económica e social desta região.

Esteve também presente no decorrer desta Festa, o Conselheiro das Comunidades, Manuel Cardia Lima.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2280″]