Festival das Crianças e da Sardinha no monumento português de Champigny

A associação Les Amis du Plateau vai organizar no próximo domingo, dia 10 de junho, entre as 11h00 e as 19h30, o «Festival das Crianças e da Sardinha», junto ao monumento de homenagem ao antigo Maire de Champigny-sur-Marne (94), Louis Talamoni.

Há dois anos, por esta mesma altura, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o Primeiro Ministro António Costa, inauguraram o monumento assinado por Louis Molinari, construído pela associação Les Amis do Plateau, numa iniciativa do empresário Valdemar Francisco, que entretanto recebeu, naquele mesmo espaço, as insígnias da Ordem de Mérito das mãos do próprio Presidente da República.

Valdemar Francisco sempre disse que aquele espaço teria de ter «animação» para que os Portugueses possam ter pretexto de passar por lá e prestar homenagem também aos milhares de Emigrantes que moraram no Bidonville de Champigny.

Durante toda a tarde os organizadores prometem Sardinhas e Grelhados, mas também prometem Animações para as crianças.

Há poucas semanas o monumento foi vandalizado e roubaram uma das mãos que suportam a pilha de livros do módulo central da escultura. Mas a mão acabou por voltar a ser encontrada e os organizadores aproveitaram para introduzir nos elementos, uma célula de geolocalização para prevenir novos roubos.

A única dúvida, por enquanto, é a da chuva!

 

Parc du Plateau

Rue Bernau

Champigny-sur-Marne