Forças Armadas portuguesas condecoraram Souvenir Français na Embaixada de Paris

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante Silva Ribeiro, condecorou Serge Barcellini, Presidente do Le Souvenir Français, associação francesa cujo objetivo é manter viva a memória dos militares mortos em guerra.

Em comunicado divulgado ontem, o Estado Maior General das Forças Armadas (EMGFA) refere que o CEMGFA condecorou o Presidente do Le Souvenir Français com a Medalha Cruz de São Jorge, Primeira Classe, “pelas suas relevantes qualidades pessoais, elevada competência e extraordinário desempenho na aproximação e prestígio das Forças Armadas e dos seus combatentes de França e Portugal”.

A mesmo nota indica que a condecoração foi imposta pelo Chefe de Estado Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, na sexta-feira, numa cerimónia que decorreu na Embaixada de Portugal em Paris.

Na cerimónia foi ainda condecorado, pelo Ministro da Defesa Nacional, o Général de Brigade Eric Peltier, anterior comandante da Missão de Treino da União Europeia na República Centro-Africana (EUTM-RCA).

O Souvenir Français é uma associação fundada em 1887 que visa “homenagear a memória de todos aqueles que morreram pela França, sejam franceses ou estrangeiros”.

“A Medalha Cruz de São Jorge é uma medalha privativa do Estado-Maior-General e destina-se a galardoar os militares e civis, nacionais ou estrangeiros que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado Maior General das Forças Armadas”, explica ainda o EMGFA em comunicado.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]