Fotógrafo francês Georges Dussaud vai ser homenageado em Bragança

O fotógrafo francês Georges Dussaud vai ser homenageado em Bragança, durante a edição de 2018 do Plast&Cine. O homenageado estará presente nos dois dias do evento – sexta e sábado – no evento organizado pela Câmara Municipal de Bragança e pela Editorial Novembro – Edições Cão Menor.

Georges Dussaud passou por Bragança na década de 1980 e “retratou como ninguém uma terra que não é a sua, conseguindo captar a essência de um povo ao registar em fotografia as pessoas e o seu modo de vida, os rostos, o quotidiano, as tradições”, como foi vincado na apresentação do evento.

“Que emoções sentirá hoje o fotógrafo e de que maneira o passado ajuda a entender o presente” é o desafio da 8ª edição do Plast&Cine, que decorre pela terceira vez em Bragança e que, ao longo dos anos, tem homenageado figuras ligadas às artes, divulgando a sua vida e obra com o envolvimento das comunidades e interação do público com os homenageados.

O Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, destacou o “trabalho excelente” que o fotógrafo francês tem feito na promoção da principal marca deste território, que é a própria identidade. “É um fotógrafo que tem vindo a retratar de forma muito positiva aquilo que é a realidade não só de Bragança mas da região, desde há 40 anos a esta parte que tem vindo a fazer este trabalho e que culminou inclusivamente neste centro de fotografia aqui em Bragança”, observou.

O Centro de Fotografia receberá uma das exposições do Plast&Cine, “Georges Dussaud: A norte do norte-Trás-os-Montes na década de 80”, com curadoria de Jorge da Costa, Diretor do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Pelas ruas do centro de Bragança será possível encontrar 17 montras de lojas decoradas em homenagem a Georges Dussaud, numa iniciativa das lojas que se juntaram ao evento, de acordo com a vereadora.

No segundo dia, o ponto alto é a conferência “Georges Dussaud – Vida e Obra” que conta com as presenças, para além do homenageado, de Graça Morais, Joana Providência, Clara Crabbé Rocha, Sérgio Andrade e José Rodrigues Monteiro.