LusoJornal / António Borga

Futebol: Portugueses do Lille seguram 2° lugar

A equipa do Lille, onde atuam cinco portugueses – Rafael Leão (na foto), Xeka, Edgar Ié, José Fonte e Rui Fonte -, defrontou e empatou sem golos frente ao Strasbourg, no Estádio Pierre Mauroy, num jogo a contar para a 13ª jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol.

O clube do Norte da França queria segurar o segundo lugar antes da paragem internacional com os jogos das Seleções. Frente ao Strasbourg, além de tentar vencer para ficar na segunda posição, o Lille também queria mostrar uma outra cara após a derrota por 2-0 na deslocação ao terreno da equipa da Alsace num jogo da Taça da Liga.

Os «Dogues» quase conseguiram alcançar esse feito. Na primeira parte, e com três portugueses a titular – José Fonte, Rui Fonte e Xeka -, o Lille dominou por completo, criando-se duas ocasiões nítidas para abrir o marcador, no entanto o guarda-redes belga do Strasbourg, Matz Sels, realizou duas boas defesas.

A segunda parte acabou por ser idêntica. O Lille dominou e os Portugueses estiveram em bom plano. Xeka num remate de pé direito, José Fonte num cabeceamento e Rafael Leão de uma forma acrobática, estiveram perto de marcar pelos «Dogues» mas quer seja o guarda-redes, quer seja a defesa do Strasbourg, conseguiram impedir que a bola entrasse dentro da baliza.

O resultado fixou-se num empate sem golos. De notar que Rafael Leão, o avançado português do Lille, entrou no decorrer da segunda parte, bem como o luso-caboverdiano Nuno da Costa, avançado do Strasbourg.

Com este resultado, o Lille fica isolado no segundo lugar com 26 pontos, mais um do que o Montpellier que se desloca neste sábado ao terreno do Angers. Quanto ao Strasbourg continua no sétimo lugar com 18 pontos.

Na liderança do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1, continua o Paris Saint Germain com 36 pontos, mais dez do que o Lille, no entanto os Parisienses têm um jogo a menos, defrontando o Monaco neste domingo 11 de novembro.

De notar ainda que José Fonte, regressa à Seleção portuguesa, enquanto Rafael Leão também foi convocado, mas para a Seleção Sub-21 de Portugal. É a primeira vez, nesta temporada, que os dois atletas portugueses vão às Seleções nacionais.