Geminação entre Refojos de Basto e Rives comemorou 10 anos

Teve lugar no sábado passado, dia 30 de junho, em Rives, a cerca de 70 km de Lyon, às 11h00 da manhã, a cerimónia de renovação do Protocolo de Geminação entre a cidade de Rives e Refojos de Basto, uma freguesia de Cabeceiras de Basto.

Há 10 anos que esta geminação foi assinada e para marcar a data, deslocou-se a França uma comitiva de Refojos de Basto, encabeçada pelo Presidente da Junta de Freguesia, Leandro Vilela Campos, e juntou-se a eles o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara.

A cerimónia foi considerada por todos como um sucesso, que se deveu essencialmente aos esforços da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto e ao Presidente da Junta de Freguesia de Refojos de Basto, assim como ao Maire de Rives, e à Associação Portuguesa de Rives, cujo Presidente é Luís Martins.

A Germinação «contribui para reforçar ainda mais os laços de amizade entre Portugal e a França, entre ambos os povos, designadamente criando as estruturas e enquadramento que poderão enriquecer as ligações nos domínios sociais, económicos e culturais entre as populações de ambos os munícipes» disse o Cônsul Geral Luís Brito Câmara ao LusoJornal.

O Cônsul-Geral aproveitou a cerimónia para sublinhar a importância de ambas as cidades, países e povos reforçarem os seus laços «de forma a melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos Portugueses e Franceses, ao mesmo tempo que criam dinâmicas e sinergias para concretizarem laços de proximidade, amizade e projetos de cooperação nos mais diversos domínios». Sublinhou que era «uma honra» poder assistir a uma cerimónia que reconhece o valor do trabalho, dedicação e esforços da Comunidade portuguesa residente em Rives e que contribui para o enriquecimento da França e de Portugal.