Inscrições para o ensino de português em França estão abertas e Portugal quer aumentar número de cursos

Estão abertas as inscrições para os cursos EILE – Ensino internacional de Língua Estrangeira – de Português em França no ano letivo de 2020/2021. As inscrições para estes cursos, que abrangem o ensino primário do CE1 ao CM2, podem ser feitas em todas as escolas que oferecem cursos EILE de Português no ano letivo de 2019/2020, segundo uma nota enviada hoje às redações pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“As autoridades francesas, responsáveis pelos cursos EILE, informaram que vão reconduzir a atual rede de cursos para o próximo ano letivo de 2020/2021” garante o comunicado do MNE. “A inscrição deverá ser feita pelos encarregados de educação através do preenchimento dos inquéritos de inscrição disponibilizados por estas escolas sobre a opção de aprendizagem de línguas estrangeiras”.

O Ministério português diz que há departamentos que ainda não procederam a estas inscrições e que o farão “num futuro próximo”.

A lista completa de estabelecimentos de ensino que integram a rede de cursos EILE no ano letivo 2019/2020 pode ser consultada no site da Coordenação do ensino de português em França.

“O Governo português, fortemente comprometido com o ensino da Língua Portuguesa como língua viva no sistema educativo francês, está a fazer diligências no sentido do possível alargamento da rede do ensino da Língua Portuguesa a outras áreas territoriais do país. Apela-se às Comunidades portuguesas e lusodescendentes que não deixem de manifestar junto da Coordenação do Ensino do Português em França o seu interesse na abertura de novos cursos de Português, onde estes não são ainda disponibilizados, para que esse interesse possa ser devidamente sinalizado junto das autoridades francesas competentes” diz a nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

No âmbito da reforma do ensino secundário francês, deixou de ser possível fazer exame do Baccalauréat (BAC) de outras línguas que não as frequentadas no 2º e 3º ciclos de escolaridade. “É, por isso, fundamental que os alunos que pretendam fazer o exame do BAC de Língua Portuguesa optem por esta língua a partir dos seguintes anos de escolaridade: 6ème, como Langue Vivante A, ou 5 ème, como Langue Vivante B”.

 

Informações: cepe.franca@camoes.mne.pt

Ou http://www.epefrance.org

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]03