LusoJornal / Patrícia Guerreiro

Joana da Silva eleita Miss Portugal Regiões de França 2019 em Clermont Ferrand

Foi na noite de sábado, dia 6 de abril que Joana da Silva, com 18 anos, nascida na cidade de Romagnat, mas com raízes na Póvoa de Lanhoso, Braga, foi eleita Miss Portugal Regiões de França, em Clermont-Ferrand. Em setembro 2019, irá a Lisboa representar a França na eleição da Miss Queen Portugal.

A primeira Dama de Honor é Catarina dos Anjos e a segunda Dama de honor é Cathy Alves Vieira, também da região.

Como a maioria das candidatas, Joana da Silva veio a este concurso “para se divertir”. Esquecendo-se que estava a concorrer, tudo saiu naturalmente e conseguiu convencer o júri e o público presente pela sua simplicidade.

Foi no palco da Casa de Portugal, na associação Camponeses Minhotos, que Joana da Silva disse as suas primeiras palavras como Miss Portugal Regiões de França 2019. Ficou emocionada, a voz saiu tremida e de lágrima no olho. “Eu queria ter mais autoconfiança e consegui,… mesmo antes de ser eleita”. Para esta jovem, aluna do curso Profissional de “hygiène propreté et stérilisation” no Liceu Marie Cury, o nervosismo foi inevitável.

O júri, analisou todas as candidatas baseando-se em três critérios: a elegância, a abordagem ao público e a escolha da roupa. Estavam presentes cerca de 250 pessoas na Casa de Portugal para assistir a este espetáculo.

O evento já é uma tradição para a Comunidade portuguesa no Auvergne. Esta eleição da Miss Portugal Regiões de França é realizada desde 1994. Joana da Silva irá representar em Portugal as Portuguesas de França. Seguido de Paris, é na região de Auvergne Rhône-Alpes que se encontra a segunda maior Comunidade portuguesa em França.

Os organizadores do evento gostariam que a eleição da Miss Portugal Regiões de França, “viajasse” pelas cidades francesas. Uma vez que já é realizada em Clermont-Ferrand há 25 anos. Dizem que “está na hora de ser realizada fora da Auvergne”.

Este concurso apurou 9 candidatas finalistas. Quatro candidatas de Paris e Alsácia, anularam a participação por esta se realizar em Clermont-Ferrand.

Neste evento encontrava-se presente, Magali de Amorim, a organizadora habitual, que já foi também ela eleita Miss pelo passado, o Presidente da associação Os Camponeses Minhotos, João Veloso, também Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Anthony Baptista, Vice Tesoureiro e responsável de comunicação desta associação e também marcou presença o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara.

Entre os convidados, destaque-se também a presença de João Soares, ex-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa entre 1995 e 2002 e ex-Ministro da Cultura do XXI Governo Constitucional, entre 2015 e 2016, filho do antigo Presidente da República Portuguesa, Mário Soares.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]