Julia Scavo ganhou o concurso «Master of Port»

A romena Julia Scavo foi eleita ontem como a melhor escanção especialista em Vinho do Porto, numa cerimónia que teve lugar na Embaixada de Portugal em Paris.

O «Master of Port» começou em 1988 e é promovido pelo Syndicat des Grandes Marques de Porto e pela Union de La Sommellerie Française, com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

O júri do concurso, presidido por Philippe Faure-Brac, antigo melhor escanção do mundo, foi constituído por Fabrice Sommier e Denis Verneau, antigos «Master of Port», Benjamin Roffet e Antoine Woerlé, antigos «Melhor Sommelier de França», e pelos escanções Jean-Pascal Paubert, Didier Bureau e Julien dos Santos.

O Embaixador de Portugal em França, José Filipe Moraes Cabral, embrou que «a França é o primeiro cliente de vinho do Porto fora de Portugal», cuja exportação «tem vindo a crescer» e representa «várias centenas de milhões de euros», afirmando que lhe cabe mostrar o que Portugal tem «de qualidade e o vinho do Porto é indubitavelmente uma dessas coisas».

O Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), Manuel de Novaes Cabral, também estava presente e disse aos jornalistas que desde 1963 «a França é o principal mercado para o vinho do Porto», mas «infelizmente não é propriamente um mercado com o preço mais elevado, pelo contrário», daí a importância do concurso «Master of Port».

Julia Scavo trocou a matemática e a engenharia pelo mundo dos vinhos e apaixonou-se por Portugal e pelo Porto. No discurso de vitória fez questão de transmitir uma mensagem para o povo português, um povo que lhe «transmitiu um produto de cultura que lhe é muito caro, o vinho do Porto» e agradeceu a oportunidade que lhe foi dada de poder ser uma «embaixadora do vinho do Porto» em França.

Nesta 17a edição do concurso havia apenas um nome português, o do lusodescendente Micaël Morais, escanção de 31 anos, nascido em Paris e com origens familiares em Miranda do Douro, ‘sommelier’ e sócio do restaurante Tomy & Co, em Paris 7.