Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

2019 vai começar sem nenhum Treinador português no comando técnico de uma equipa da primeira divisão francesa, a Ligue 1. Leonardo Jardim e Miguel Cardoso começaram a época 2018/2019 nas respetivas equipas do Monaco e do Nantes, no entanto foram despedidos em Outubro.

 

Leonardo Jardim, Campeão 2016/2017

O Treinador português de 44 anos chegou ao Monaco no verão de 2014 proveniente do Sporting Clube de Portugal.

Campeão 2012/2013 e vencedor da Taça da Grécia igualmente na temporada 2012/2013, Leonardo Jardim chegou ao clube monegasco sem um grande currículo, no entanto era visto como um técnico que «sabe fazer grandes feitos com o plantel que tem à disposição», segundo os especialistas.

Na primeira temporada, os Monegascos terminaram no 3° lugar a 12 pontos do Campeão, o Paris Saint Germain. Na época seguinte, 2015/2016, o Monaco acabou novamente no 3° lugar, desta vez a 31 pontos do vencedor, o PSG.

Após duas temporadas, Leonardo Jardim chegou à consagração com o título de Campeão de França com 95 pontos, mais oito do que o Paris Saint Germain que ficou no segundo lugar. O Monaco contou sete lusófonos: os Portugueses João Moutinho, Bernardo Silva e Ivan Cavaleiro, e os Brasileiros Fabinho, Jemerson, Jorge e Gabriel Boschilia.

Após o título de Campeão, os Monegascos terminaram no 2° lugar com 80 pontos, a 13 do vencedor, o Paris Saint Germain. Quatro temporadas no pódio para Leonardo Jardim, isto sem contar com dois excelentes percursos na Liga dos Campeões europeus, quartos de final em 2014/2015, e meias-finais em 2016/2017.

Na temporada 2018/2019 da Ligue 1, a quinta no comando técnico do Monaco, Leonardo Jardim não conseguiu continuar na senda dos bons resultados. Com muitos jogadores lesionados, entre eles o avançado português Rony Lopes, e com várias saídas durante o Verão 2018, Leonardo Jardim apenas arrecadou um triunfo, três empates e cinco derrotas em nove jogos do Campeonato, ocupando o 18° lugar com apenas 6 pontos, os mesmos que o FC Nantes, que era comandado pelo Português Miguel Cardoso.

Leonardo Jardim acabou por ser despedido pela equipa monegasca durante o mês de outubro, sendo substituído pelo Francês Thierry Henry.

Uma nota para Miguel Cardoso, o Treinador luso chegou ao clube do FC Nantes durante o verão 2018, mas apenas esteve à frente da equipa durante oito jornadas contabilizando um triunfo, três empates e quatro derrotas. Miguel Cardoso também acabou por ser despedido durante o mês de outubro.

Recorde-se que a temporada 2018/2019 da Ligue 1 começou com um duelo luso entre o Monaco de Leonardo Jardim e o Nantes de Miguel Cardoso. Os Monegascos venceram por 1-3 na deslocação ao terreno do Nantes, com um tento do avançado português Rony Lopes.

Neste momento a Ligue 1 não tem nenhum Treinador português.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 3 Votos
9.8
X