LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: Associações de Trevoux e de Genay juntas para o Baile da Primavera

No sábado dia 14 de abril, as associações portuguesas de Genay e Trevoux (69), que se situam a norte da cidade de Lyon, e onde a Comunidade portuguesa é muito numerosa, organizaram juntas o «Baile da Primavera».

Para a animação artística e espetáculo, convidaram, vindo de Portugal, Ricardo Ferreira, aliás «O As da Concertina», que veio de Felgueiras. Músico de multi-instrumentos, é também professor de música, onde ensina a tocar instrumentos com teclas e guitarra.

«Já vivo nestas andanças da música desde os dez anos, tenho vinte e oito, então faz já 18 anos que animo festas, bailes e faço espetáculos», disse Ricardo Ferreira. “E como não poderia deixar de falar, também faço reparações de vários instrumentos. Tenho um projeto de criar uma banda com cinco elementos, e onde a música popular estará em foco nas nossas criações.» concluiu para o LusoJornal.

Para o baile estava o conjunto de Carlos Pires, vindo da região de Paris, e que deixou uma boa lembrança no público presente, tendo em conta a qualidade de som, a diversidade do reportório e a presença muito profissional em palco dos seus seis elementos.

«Nós tínhamos, cada um por seu lado, previsto organizar uma Festa da Primavera. Mas como somos vizinhos, isto não iria correr bem. Então reunimos e decidimos juntar as nossas organizações e os nossos sócios neste grande ginásio de Genay, que é o Espace Henri Vicard» explicou Cristina da Bouça, a Tesoureira da associação de Genay. «Gostaria também de falar da nossa atividade escolar porque temos cerca de 28 alunos no primário, e 20 alunos adultos franceses e portugueses. A nossa professora, Glória Queiroga, ocupa-se das classes primárias e com os adultos por vezes damos-lhe apoio. A Mairie de Genay oferece-nos as salas para as nossas atividades» disse ao LusoJornal.

Falando da Associação cultural e desportiva dos Portugueses de Trevoux, o Presidente Augusto Ribeiro, com a sua equipa de Direção, gere os seus 260 aderentes, organizando saídas de descoberta, passeios e aberturas da sede aos sábados e domingos.

A jovem Tifanny Ribeiro, secretária, também se ocupa da atividade de dança moderna, com um grupo de 15 jovens meninas, dos 5 aos 23 anos, e que ela ensaia todas as sextas-feiras à noite na sede. O grupo tem o nome DLOMA.

«Estou muito contente, eu e toda a Direção, por este acordo em conjunto com a associação de Genay e assim nos juntarmos para esta atividade. Temos uma afluência muito boa pois mesmo se a sala pudesse levar o dobro, por hoje estamos todos muito felizes pelo sucesso do nosso Baile da Primavera» disse ao LusoJornal Augustinho Ribeiro, Presidente da Associação Portuguesa de Trevoux.

Esta atividade com sucesso e em comum destas duas associações vizinhas, servirá certamente de exemplo para o futuro no meio associativo português na região de Lyon.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]