Madeira prepara regulamento para apoiar instituições sociais e culturais na diáspora

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O Governo da Madeira (PSD/CDS-PP) está a preparar um regulamento para definir critérios de apoio financeiro a instituições sociais e culturais na diáspora, indicou o Diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu.

“O Governo Regional, já este ano, apoiou dois lares de idosos na Venezuela e vai continuar no próximo ano a apoiar instituições sociais na diáspora”, disse, esclarecendo que o regulamento, em fase final de elaboração, visa estabelecer critérios para que todas as instituições possam concorrer às ajudas.

Rui Abreu falava no final da reunião do Conselho da Diáspora Madeirense, no Funchal, um órgão consultivo do executivo regional composto por 21 elementos, que representam dez Comunidades de emigrantes: Venezuela, África do Sul, Reino Unido (as maiores), Austrália, Brasil, EUA, Europa, Caraíbas, Canadá e Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O Diretor regional não especificou o montante que o Governo vai afetar ao projeto, mas sublinhou que o regulamento deverá ser aprovado em breve. “Pretendemos apoiar as instituições de caráter social, mas também outras instituições de caráter cultural, para manter e reforçar aquilo que é a nossa identidade madeirense, a nossa ‘madeirensidade’, nos países onde as Comunidades estão estabelecidas”, disse.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]