Mário Centeno assumiu hoje a Presidência do Eurogrupo na Embaixada de Paris

Numa cerimónia na Embaixada de Portugal em Paris, o Ministro das Finanças português, Mário Centeno, assumiu hoje a liderança do Eurogrupo, decorrendo no dia 22 a primeira reunião daquele fórum sob a sua presidência.

A passagem de testemunho da presidência do Eurogrupo do holandês Jeroen Dijsselbloem para Mário Centeno decorre desde as 11h00. Como o Eurogrupo é considerado um órgão informal da UE, não haverá uma tomada de posse formal.

Mário Centeno foi eleito presidente do Eurogrupo em 04 de dezembro de 2017, ao impor-se na segunda volta da votação realizada em Bruxelas. É o terceiro Presidente da história do Fórum de Ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem, assumindo hoje funções para um mandato de dois anos e meio, até meados de 2020.

Para cumprir o mandato até ao fim, Mário Centeno terá, contudo, de se manter como Ministro das Finanças depois das eleições legislativas de 2019, já que só titulares desta pasta podem assumir a liderança do Eurogrupo.