Mariza, Sara Tavares e Capicua dão concerto gratuito em Paris

Os 20 anos do Pacto de Amizade e Cooperação entre Lisboa e Paris vão ser celebrados na próxima quarta-feira, dia 18 de julho, com um grande concerto gratuito em Paris.

A célebre fadista Mariza, a cantora de origem caboverdiana Sara Tavares e a rapper Capicua, que esteve recentemente em Paris como convidada no concerto de Sérgio Godinho, serão os principais nomes deste concerto. A cantora francesa Hoshi e o grupo Paris Combo também farão parte do evento.

O concerto irá decorrer na Place de l’Hôtel de Ville, frente à Mairie de Paris a partir das 17h30 e está inserido na programação da 28ª edição do Festival Paris l’Été que decorre entre os dias 16 de julho e 4 de agosto. Vários foodtrucks com especialidades portuguesas permitirão ao público de experimentar um pouco da gastronomia de Portugal.

Os 20 anos da assinatura do acordo de Amizade e Cooperação entre Lisboa e Paris foi recentemente reiterado pelos Presidentes de Câmara de Lisboa e Paris, Fernando Medina e Anne Hidalgo, no qual defendem que a “comemoração é uma oportunidade para reafirmar os valores partilhados entre as duas capitais e os princípios da liberdade, justiça, tolerância e de abertura” e ainda que esta “efeméride é igualmente uma oportunidade para relembrar a proximidade e os laços especiais que unem as duas cidades, os seus munícipes e os seus artistas que se exprimirão também através de um programa cultural cruzado, ao longo dos próximos meses, quer em Lisboa, quer em Paris”.

Ainda no âmbito da comemoração deste vigésimo aniversário do acordo Paris-Lisboa, o Théatre de la Ville organizou no sábado, dia 14 de julho, o evento ‘Paris-Lisbonne Stories’, às 20h00, no Espace Cardin.

Num comunicado da organização a evento foi descrito como “uma noite festiva com muitas facetas e maneiras de participar, com o Espace Cardin, em Paris, com uma ligação em vídeo em tempo real ao Teatro São Luiz, em Lisboa”. Para além de um baile participativo orquestrado por José Montalvo, a leitura por Abd Al Malik, Emmanuel Demarcy-Mota e outros convidados, de textos de Albert Camus em francês e português, a noite acabou com a participação da DJ-set franco-portuguesa Filipa França Barros.

Em Lisboa, a peça “Estado de Sítio”, com encenação de Emmanuel Demarcy-Motta, foi apresentada no Teatro São Luiz, em Lisboa, dias 14 e 15, no âmbito do 35º Festival de Almada.