Matosinhos cria Gabinete de Apoio ao Emigrante e Investidor da Diáspora

A Câmara Municipal de Matosinhos vai criar um Gabinete de Apoio ao Emigrante(GAE)/Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) para apoiar os cidadãos que tenham estado ou continuem emigrados.

«O Gabinete prestará apoio a cidadãos que tenham estado ou continuem emigrados, respondendo, entre outras, a questões sociais, jurídicas, económicas, de investimento, de emprego e de educação relacionadas com o processo de regresso a Portugal», referiu a autarquia, em comunicado.

Vocacionado para facilitar os processos de retorno e a reinserção dos Portugueses da diáspora, o Gabinete prestará ainda apoio em processos de licenciamento de obras e projetos e licenciamento para comércio ou indústria.

O Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora promoverá igualmente as potencialidades económicas do concelho junto das comunidades portuguesas no estrangeiro.

A criação do GAE/GAID corresponde a um desafio lançado à autarquia pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. Assim, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas vão assinar na próxima segunda-feira, pelas 11h00, um Protocolo de cooperação com vista à criação do Gabinete.

A cerimónia contará com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

O Gabinete funcionará na Loja do Munícipe dos paços do concelho, mas, por se tratar de um serviço que se dirige sobretudo a pessoas que, estando emigradas, não se encontram no concelho, foi também criado o endereço eletrónico para o qual deverão ser dirigidos os pedidos de apoio.

 

gae@cm-matosinhos.pt

 

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]