LusoJornal / Carlos Pereira

Mogadouro no Coração organizou o Carnaval de Groslay

A associação Mogadouro no Coração organizou este sábado mais um Carnaval na localidade de Groslay (95) a norte de Paris. O momento mais importante do evento foi o desfile pelas ruas da localidade e a queima do “Senhor Carnaval” num dos parques da cidade.

O Senhor Carnaval seguiu, como todos os anos, à frente do desfile, num atrelado rebocado por uma carrinha da autarquia. Logo depois seguia o grupo de bombos da associação, com os elementos mascarados a rigor, e dois Gigantones, também da associação, que deixaram maravilhados os mais pequenos.

Desfilou ainda um grupo de Gaiteiros vindo de Mogadouro.

Olímpia Garnacho, Presidente da associação, coordenou a organização do Carnaval com Pierre Farcy, Maire Adjoint com o pelouro da cultura e dos tempos livres. Desta vez, contrariamente ao que acontece todos os anos, o Maire da cidade não esteve presente, mas o desfile parou em frente da Mairie.

No Parque Rosy Varte foram sorteados alguns presentes para as muitas crianças mascaradas. “Primeiro havia poucas crianças que se mascaravam, mas desde há 4 anos que instaurámos este sorteio, e temos vindo a notar, de ano para ano, um aumento de mascarados” contou ao LusoJornal Olímpia Garnacho.

Este domingo, a associação organiza um Almoço de Carnaval, com uma ementa tradicional da região de Mogadouro: alheiras e linguiça caseira, casulas com bulho caseiro e carnes de Carnaval. O almoço tem lugar no ginásio da cidade, animado pela banda musical 25 de Abril.

Groslay vai assinar este verão um Protocolo de Geminação com Mogadouro, por iniciativa da associação Mogadouro no Coração e sobretudo graças à insistência da Presidente Olímpia Garnacho, natural daquele concelho do nordeste transmontano.