Municipais: Fernanda Alves volta a ser candidata em Cenon

A arcuense Fernanda Alves, atualmente Maire Adjointe de Cenon, nos arredores de Bordeaux, volta a ser candidata na lista “Ensemble, faisons battre le cœur de Cenon” liderada pelo atual Maire da cidade Jean-François Egron.

Jean-François Egron decidiu levar renovação e juventude à lista, e cerca de metade dos candidatos são novos. Para além de Fernanda Alves, a lista tem um outro Português, que por sinal também vem do concelho de Arcos de Valdevez, David Cardoso, natural de Rio dos Moinhos.

Há 12 anos que Fernanda Alves é autarca em Cenon e assume-se como “eleita da cidade, de todos os Cenonaises” e não apenas “eleita dos Portuguesas”. Mas o seu trabalho na aproximação com Portugal é evidente já que Cenon assinou um Protocolo de Acordo com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas para apoio à Comunidade portuguesa da cidade. Tem também sido o motor da organização do Marché Portugais de Cenon, uma feira já bastante conhecida e reconhecida, coorganizada pela Mairie de Cenon e pela Associação Alegria Portuguesa da Gironde. A Feira do artesanato, arte e gastronomia de Cenon já se tornou num dos maiores eventos franco-portugueses em França.

Em Cenon há três associações portuguesas e Fernanda Alves diz que quer continuar a apoiá-las porque “são muito ativas, com quem tenho feito um belo trabalho a nível de desporto, cultural, solidariedade, a nível de intercâmbios com grupos dos Arcos de Valdevez e Paredes de Coura” diz ao LusoJornal.

Cenon tem um Protocolo de geminação com Paredes de Coura desde 2009 e assinou em 2013, já com Fernanda Alves na autarquia, um Acordo de parceria económica e cultural com Arcos de Valdevez.

Fernanda Alves quer continuar o trabalho iniciado, mas não se esquece que em Cenon residem pessoas de 80 outras nacionalidades “por quem eu tenho muito carinho e respeito e acredito que seja recíproco, o que ainda me dá mais força e motivação para continuar”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]